Featured
Curiosidade: o líquido vermelho que sai da carne crua não é sangue
Compartilhe:
Sabe aquele bife mal passado que a maioria das pessoas adora pedir na churrascaria? Pois bem, naturalmente, o líquido vermelho que sai da carne leva muita gente a acreditar que é sangue, mas na verdade, não é.
O líquido vermelho que vemos em empacotamentos de carne crua no supermercado e quando descongelamos a carne que temos no refrigerador é, em realidade, água misturada com uma proteína chamada mioglobina, como explica o Business Insider.
Esta proteína, cuja estrutura é bastante similar à da hemoglobina, está presente no músculo dos bovinos e sua função é armazenar oxigênio. Ao congelar a carne a água que a compõe se converte em cristais de gelo que rompem as células musculares, liberando mioglobina. Ao descongelá-la a proteína se mistura com a água. A mistura com o ferro da proteína acaba oferecendo a coloração avermelhada.
Se fosse sangue, outras carnes (como a do frango) também soltariam esse líquido vermelho, mas não o fazem. Todos os animais são submetidos ao processo de sangria para serem embalados totalmente prontos ao consumidor final.