Conectado por

Cuiabá-MT

Cuiabá recomenda que pessoas com gripe forte aguardem melhora dos sintomas para se vacinar contra a Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cuiabá disse que, apesar de não ser contra indicado, é recomendável que aqueles que estiverem com gripe forte aguardem a melhora dos sintomas para poderem se vacinar contra a Covid-19, seja primeira, segunda ou dose de reforço.

De acordo com Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, a recomendação para o paciente que estiver muito gripado e com febre é aguardar a cura dos sintomas para poder se imunizar. A orientação vale para qualquer tipo de vacina, não apenas a da Covid-19.

“Para qualquer vacina, a orientação é aguardar uns dias para melhorar os sintomas. Agora, se for uma gripe leve, que não está com muito catarro, a pessoa não está tossindo muito, já está mais no final, aí pode”, esclareceu ao Olhar Direto, destacando que a orientação é para aqueles com sintomas fortes.

A coordenadora, porém, esclarece que não há contra indicação que indique que a pessoa gripada não possa se vacinar. Apesar disso, ela explica que por estar com o sistema imunológico alterado por conta da gripe, o imunizante pode não alcançar a imunidade desejada no paciente.

“A vacina pode não fazer o efeito desejado, alcançar a imunidade desejada. [Mas] a vacina não vai fazer mal para a pessoa. A orientação é aguardar melhorar para poder vacinar. Isso é pra qualquer vacina que tem no calendário do Ministério da Saúde”, finalizou.

Surtos de gripe pelo país

Na última sexta-feira (17), a SMS confirmou que, em dezembro, foram registrados três casos de Influenza A — H3N2 em Cuiabá. O vírus é o mesmo associado à epidemia de gripe registrada neste mês em várias cidades do país. Apesar disso, a pasta disse que a situação ainda não é considerada um surto na Capital.

Nesta quarta-feira (22), porém, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que irá criar, até o Natal, um plano de contingência e enfrentamento voltado para a Capital mato-grossense. Anunciada como preventiva, a medida tem o objetivo de preparar o sistema público de saúde, diante do grande comparecimento de pessoas com sintomas de gripe nas unidades de saúde de Cuiabá.

Dados da vacinação contra a Influenza 

Segundo dados da SMS, Cuiabá está, atualmente, com mais de 75% do público-alvo vacinado contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A pasta ainda destaca que a vacinação é o meio de prevenção mais eficiente contra a gripe e suas complicações e, por isso, aqueles que não se vacinaram devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.

Olhar Direto

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com