Mato Grosso
Cuiabá: Nuvem de gafanhotos pode ser causada por desequilíbrio ambiental das queimadas
Compartilhe:
Os animais, que são herbívoros, se alimentam das folhas e frutos dos cajueiros e mangueiras. A nuvem prejudica a produção de frutos que são a matéria prima para os doces da região. Quanto ao prejuízo financeiro, a Pasta asseverou que está sendo realizado levantamento para averiguar a necessidade de cada produtor e com isso, um possível auxílio àqueles que for identificada demanda.
Ainda segundo esclarecimento da Secretaria, a espécie de gafanhoto encontrada na região é a Tropidacris Collaris e é diferente da espécie que causou problemas na Argentina, a Schistocerca cancellata. A Tropidacris Collaris apresenta grande tamanho, com comprimento variando de 50 mm a 70 mm para o macho e, 85 mm a 105 mm para a fêmea.
A equipe trabalha em plano de ação direcionado a cada tipo de cultivo e área afetada pelos gafanhotos. O objetivo é também minimizar os impactos ambientais causados pelo uso de inseticidas, evitando a contaminação do solo, da fauna e da população local.
O trabalho de orientação aos produtores está sendo executado em conjunto com a superintendência em Cuiabá do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também com o instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT).
Veja vídeo dos gafanhotos na região:
Olhar Direto