Cuiabá-MT
Cuiabá mantém uso obrigatório de máscara em locais fechados
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2022/03/mascara-2.jpg)
Dos 10 municípios de Mato Grosso que lideram o ranking do número de registros diários de casos de covid-19, ao menos 6 já sinalizam pela flexibilização do uso da máscara facial. Os gestores estão reformulando os editais que regulamentam as medidas de biossegurança da pandemia após o governo do Estado determinar o fim da obrigatoriedade.
Cuiabá, que foi a primeira a liberar o uso da máscara em ambientes abertos, não vai flexibilizar o uso do acessório nos ambientes fechados. Apesar dos números de novos casos e mortes por covid-19 apresentarem queda, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, talvez mais adiante o Executivo altere o decreto, para tornar o uso facultativo.
Em Várzea Grande, o município está definindo o novo decreto, mas segundo a secretaria de Saúde, provavelmente, hoje ocorrerá a flexibilização. A pasta ressalta que após estudo dos dados, é bem provável que a liberação ocorra somente nos espaços abertos e a manutenção da obrigatoriedade do uso seguirá para locais fechados e de grande movimentação, como escolas, universidades, shopping, entre outros.
Já em Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), a partir desta quarta-feira (09), é facultativo o uso da máscara. Segundo o secretário municipal de saúde, Adilson Tavares, apesar de acreditar que este ainda não seja o momento de liberar o uso do acessório, a cidade vai liberar com ressalvas para seguir o decreto estadual. A máscara, no entanto, segue obrigatória nos ambientes internos das unidades de saúde, bem como para as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou de covid-19.
Em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), o uso da máscara também passou a ser facultativo nesta terça-feira (8). A exemplo de outros municípios, o decreto impõe o uso do acessório por parte de pessoas com sintomas de covid-19.
Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) flexibilizou o uso da máscara facial na segunda-feira (7), um dia antes do Estado anunciar a medida.
Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) deverá anunciar a reformulação do decreto na próxima quinta-feira (10), segundo a secretária municipal de Saúde, Izalba Diva de Albuquerque.
Em Tangará da Serra (239 km a médio-norte), na tarde de ontem, as medidas estavam em discussão, mas segundo a assessoria da Prefeitura a decisão ocorrerá ainda esta semana.
As secretarias de Saúde de Sinop (500 km ao norte), Primavera do Leste (231 km ao sul) e Cáceres (225 km a oeste) foram procuradas pela reportagem, mas não deram retorno até o fechamento da edição, às 21 horas.
Gazetadigital.com.br