Cuiabá-MT
Cuiabá emite alerta e fala em ‘monitoramento rigoroso’ por possível aumento de casos de Covid-19
Compartilhe:
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta, nesta quarta-feira (16), sobre o aumento de casos de Covid-19 no país e possível crescimento de notificações em Cuiabá, o que, segundo os epidemiologistas, representa um “monitoramento rigoroso” do cenário atual.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde comunicou a secretaria sobre essa tendência de aumento na propagação da doença.
Até o momento, contudo, a secretaria não identificou nenhum crescimento significativo, mas segue acompanhando constantemente o número de casos.
De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já foram confirmados 840.503 casos e 15.254 mortes no estado desde o início da pandemia. Segundo a SES, cerca de 118 pessoas seguem sendo monitoradas.
Em Cuiabá, desde o começo da pandemia de Covid-19, já foram confirmados 146.304 casos e 3.719 mortes. Segundo a pasta, cerca de 93% da população cuiabana acima de 18 anos tomou duas doses da vacina contra o coronavírus.
No público de 12 a 17 anos, o percentual que tomaram duas doses chega a 57,8%. Entre crianças de 5 a 11 anos, somente 30,5% foi imunizado. Segundo a secretaria, a imunização é a medida mais eficaz para evitar a evolução de casos graves da doença.
Nesta quarta-feira (16), a prefeitura ampliou o público para a quarta dose da vacina. Agora, pessoas acima de 30 anos podem se imunizar com a dose de reforço.
Segundo a administração, a vacinação aumenta a proteção contra a subvariante da ômicron, que passou a circular em vários estados no país. No entanto, a variante ainda não chegou na capital e a prefeitura recomenda que a população se matenha imunizada.
G1