Mato Grosso
Cuiabá e VG registram baixa procura pelo imunizante contra paralisia infantil
Compartilhe:
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, em 8 de agosto, foram imunizadas apenas 5.549 crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite em Cuiabá. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) era imunizar 35.892. O número de crianças alcançadas representa 15% da meta vacinal do município.
Várzea Grande também registrou uma baixa procura. O objetivo era vacinar 18.879 e apenas 4.385 crianças receberam o imunizante. Os dados mostram que 23% do público-alvo está protegido da paralisia infantil.
A baixa adesão da campanha foi registrada em todo o país e, por conta disso, o Ministério da Saúde prorrogou a ação até o dia 30 deste mês. Apenas 34% dos brasileiros tomaram a vacina contra a poliomielite, ainda acima dos registros de Cuiabá e de Várzea Grande.
Para tentar mudar esse cenário e incentivar a imunização, a Secretaria de Saúde de Cuiabá realizará novamente, neste sábado (10), o dia D da campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h30 às 17h.
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande informou que irá seguir a prorrogação da campanha estipulada pelo Ministério da Saúde. E que disponibiliza em todas as UBS o imunizante, das 8h até as 17h. A pasta já realizou 2 dias ‘D’ de vacinação e, em breve, promoverá novas ações para incentivar a população.
Vacinas
A disponibilidade da vacinação é conforme o Calendário Nacional. Destinadas para crianças, há a pentavalente, poliomielite oral e inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, rotavírus, hepatite B, tríplice bacteriana, tríplice viral, hepatite A, varicela e HPV quadrivalente.
Para adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).
Leiagora