Cuiabá-MT
Cuiabá confirma 21 casos da gripe H3N2 no município e registra diminuição na procura por unidades de saúde no feriadão
Compartilhe:
A Prefeitura de Cuiabá confirmou nesta terça-feira (04) que a cidade já registrou 21 casos da gripe influenza A H3N2. Apesar do surto vigente em todo estado, no feriadão de fim de ano as unidades de saúde apresentaram uma redução na procura. Além disto, também já foi registrado uma infecção pelo vírus sincinal.
Somente entre os dias 26 e 28 de dezembro, as UPAs do Verdão, Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Policlínicas do Planalto, Coxipó e Pedra 90, juntas, realizaram 7.103 atendimentos, ou seja, uma média de 2,3 mil atendimentos por dia, quase 400 atendimentos diários por unidade.
Na quarta-feira (29), a procura começou a apresentar uma queda, com 1.954 atendimentos. Desde então, os números vieram caindo, até voltar a subir no domingo (2), quando houve 1.325 triagens. Entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, foram registrados 6.977, ou seja, nesses 5 dias houve menos demanda do que nos três dias anteriores, com média de 1,3 mil atendimentos por dia e 232 acolhimentos diários por unidade.
Importante salientar que a queda ocorreu mesmo no período entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, quando as unidades básicas de saúde estavam fechadas. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocou em prática, desde o dia 27 de dezembro, o Plano Municipal de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que instaurou um novo fluxo emergencial nas UBSs, que passaram a receber pacientes em livre demanda, para atender aqueles com sintomas gripais leves e desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, que priorizam casos de urgência e emergência. Os casos graves estão sendo encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo Pronto Socorro) ou para o Hospital São Benedito.
Em relação à síndrome gripal entre os residentes de Cuiabá, 108 casos confirmados foram repassados pelos laboratórios à Vigilância, sendo 86 por Influenza A, 21 por Influenza A H3N2, um por Influenza A H1N1 e um por vírus sincicial (uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas, e um de muitos vírus que podem causar bronquiolite – infecção dos brônquios, nos pequenos tubos respiratórios dos pulmões).
Entre os moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, houve 14 casos confirmados, sendo 12 por Influenza A, um por Influenza A H3N2 e um por vírus sincicial.
Apesar do aumento de casos de gripe em Cuiabá, os profissionais da saúde que atendem nas unidades observam que a grande maioria dos pacientes apresentam sintomas leves. Nesta segunda-feira (3), a Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá registra 109 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre residentes em Cuiabá, até o momento. Desses, 36 foram confirmados, sendo 26 por Influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B e cinco por covid-19. Quanto aos moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, foram notificados 25 casos, sendo que sete foram confirmados para Influenza A e um para Influenza A H3N2.
De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Secundária, Ádila Andrade, a rede municipal está em constante monitoramento e preparada para realizar as adequações necessárias ao aprimoramento dos serviços prestados à população. “Estamos atentos aos dados, visando monitorar os casos de Influenza, antes e após as datas comemorativas de final de ano. Estamos organizando todas as nossas unidades para caso tenha novo aumento de casos. Alertamos a população que a forma de diminuir o contágio é manter as mesmas orientações relativas à covid-19, como uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações”, afirma.
Olhar Direto