Cuiabá-MT
Cuiabá atinge recorde de calor pelo segundo dia consecutivo com 41°C
Compartilhe:
Cuiabá bateu o recorde de calor em 2021 pelo segundo dia consecutivo, com os termômetros marcando 41°C, às 14h desta terça-feira (24), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O recorde de calor anterior era de 40,4°C registrados na tarde dessa segunda-feira (23).
Cuiabá alcançou o dígito de 40°C pela quarta vez este ano e, até o momento, é a capital mais quente do Brasil, seguida pelo Rio de Janeiro que registrou 40,2°C em janeiro.
É possível que a temperatura máxima nesta terça-feira seja ainda maior, por alguns décimos a mais, em uma nova leitura que o Inmet fará às 21h.
Um novo recorde de calor poderá ocorrer nesta quarta-feira (25).
Chuva
Cuiabá já soma 73 dias sem chuva e ainda não há previsão para os próximos dias. O último registro foi no dia 11 de junho, com 9,2 milímetros de água.
Qualidade do ar
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) faz o monitoramento da qualidade do ar em Mato Grosso. Nas últimas semanas, os números mostram que alguns municípios do estado estão com a qualidade do ar entre boa e inadequada, com uma oscilação muito grande.
São 15 municípios monitorados e cinco estão com a qualidade do ar inadequada, como Colíder, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.
A fumaça que vem das queimadas faz parte de um grupo que os pesquisadores chamam de material particulado, com pequenos pedaços de sujeira que não dá para ver a olho nu.
A Central de Monitoramento da Qualidade Ambiental aponta a concentração dessas partículas e elas são medidas em microgramas por metro cúbico. Se esse valor fica abaixo de 25, o ar é considerado bom, se ficar acima, é inadequado para a saúde.
A oscilação nas categorias é ligada ao movimento do ar. De acordo com o coordenador de monitoramento da qualidade do ar, Sérgio Figueiredo, a fumaça está sendo dispersada pelo vento.
G1.globo.com