Agronegócios
CTS 500®, a solução oferecida pela Bayer que possui compatibilidade com os principais químicos do mercado
Compartilhe:
11 9 7345 9388O inoculante industrial CTS 500® é uma nova alternativa disponível para os produtores brasileiros. Dentre os inúmeros benefícios, como praticidade e segurança, esta solução de TSI oferece compatibilidade com os principais químicos do mercado. Estudos recentes feitos pela Bayer apontam que as práticas de inoculação contribuem para aumentar a produtividade da lavoura e podem ser realizadas em combinação com tratamentos químicos, fungicidas, inseticidas e nematicidas.
O engenheiro-agrônomo M.Sc. e desenvolvedor de mercado e soluções aplicadas para sementes da Bayer, Flavio Gentil Bonfante, explica que alguns produtos químicos podem ter efeito de bactericidas ou, ainda, conter em sua composição algum componente altamente agressivo às bactérias contidas nos inoculantes, causando sua morte ou diminuindo sua sobrevida. Nestes casos a bactéria não consegue sobreviver em contato com o produto, inviabilizando a inoculação de longa ou até mesmo de curto prazo.
Por essa razão, analisar a compatibilidade entre inoculante e químico é um fator extremamente importante para uma boa inoculação e fixação biológica de nitrogênio na raiz da soja. “Muitas vezes por causa desta incompatibilidade não levamos bactérias vivas da semente para o solo, para que estas infectem a soja e fixem o nitrogênio necessário para o seu alto potencial produtivo”, salienta Bonfante.
A Bayer possui, em sua solução de TSI, a tecnologia de um Safer, que é um agente protetor colocado no químico, e este produto possui a função de anular o efeito danoso do químico aplicado. Conforme os estudos realizados pela empresa, o princípio ativo dos químicos não são os responsáveis pela morte das bactérias, mas sim os inertes que são colocados.
Os inertes podem ser corantes, adjuvantes, solubilizadores e até mesmo bactericidas. A partir do momento em que este composto é identificado, o Safer é utilizado para que o mesmo seja anulado e não haja prejuízo. Ao anular o efeito de um inerte, a eficácia do produto não é alterada, ela permanece com as mesmas garantias do fabricante.
Flávio diz que, com o CTS 500®, o agricultor não precisa se preocupar com estas questões, “Temos muito cuidado e responsabilidade na aprovação de uma receita, quando o agricultor adquire a semente com um tratamento químico específico e nosso tratamento CTS 500®, esta mistura já foi testada e aprovada, dando perfeitas condições de sobrevida das bactérias por um período de até 60 dias após o tratamento.”
A solução CTS 500® foi apresentada nas principais feiras do país e já está disponível para todos os produtos. Fale com seu sementeiro ou com um RTV Bayer.