Conectado por

Economia

Crise econômica e insegurança política fazem brasileiros deixarem o país


Compartilhe:

Publicado por

em

O caos na segurança pública e a crise econômica são os 2 principais fatores que estão fazendo com que cada vez mais brasileiros abandonem o país. Somente entre os anos de 2014 a 2016, foram entregues mais de 55 mil declarações de saída definitiva do Brasil, segundo informações da Receita Federal.

A explicação para isso pode estar na recessão que assombrou o país de 2014 a 2016. Entretanto, em 2017, com o Brasil já fora da recessão, os números pioraram. Estima-se que só no primeiro trimestre de 2017, foram feitas mais declarações de saída permanente do que o ano de 2016 inteiro.

O número de brasileiros migrando para o exterior pode ser ainda maior, se os imigrantes ilegais forem levados em consideração. De acordo com profissionais em migração, é cada vez mais comum declarações de pessoas que dizem ir visitar a Disney, por exemplo, e permanecem nos Estados Unidos de maneira ilegal. Segundo Leonardo Freitas, ex-agente federal americano, calcula-se que tenha 80 mil brasileiros morando de forma irregular nos EUA.

Impacto na economia

A situação negativa da economia brasileira não apenas é um dos principais motivos que incentivam as pessoas a deixarem o país como também pode ser agravada com essa situação.

A insatisfação com o Brasil fez com que nos últimos 8 anos aumentasse o número de registros de saída definitiva em mais de 165% se comparado aos anos anteriores. Levando em conta as pesquisas e notícias atuais, o perfil do imigrante, de um modo geral, já não se baseia mais exclusivamente em pessoas financeiramente pouco favorecidas, mas sim em empresários e executivos altamente qualificados. Por consequência disso, é possível afirmar que o Brasil está perdendo aos poucos os seus recursos.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, um levantamento realizado no início deste ano revelou o crescimento de 83% para 93% no número de imigrantes brasileiros com formação superior e que moram nos Estados

Unidos. Sem contar os 56% dos que ainda vivem no Brasil, mas relatam a preferência por outros países. Deixando de lado as pessoas que possuem condições necessárias para sair do País, uma recente pesquisa do Datafolha mostrou que cerca de 62% dos jovens brasileiros almejam sair do Brasil.

Em um cenário com menos empreendedores e menos mão de obra qualificada, a crise econômica tende a se agravar ainda mais a médio e longo prazo, afirmam os especialistas.

A busca pelo visto permanente

Ainda que grande parte dos Brasileiros sonhe em se mudar para outros países, esta não é uma tarefa fácil como muitos supõem. Sabendo disso, esta opção ainda é limitada a poucas pessoas que dispõem das condições necessárias para conseguir, no caso dos Estados Unidos, o Green Card.

Levando isso em conta, fica mais fácil entender o motivo pelo qual os empresários e milionários dispõem de uma maior facilidade para viver nos Estados Unidos e outros países, já que uma das formas de conseguir o Green Card, é investindo no mínimo US$ 500 mil em diferentes projetos americanos.

Entretanto, existem pessoas dispostas a se submeterem a outras alternativas, que além de estarem de acordo com a lei, são práticas cada vez mais comuns, como os casais brasileiros que gastam fortunas para seus filhos nascerem nos Estados Unidos.

Todavia, os Estados Unidos é somente uma das opções dos brasileiros que desejam sair do Brasil.

5 Países com mais imigrantes brasileiros

 

Pesquisas recentes mostram os países com mais imigrantes brasileiros. Confira quais são.

Reino Unido: Entre imigrantes nascidos no Brasil e seus descendentes que nasceram no Reino Unido, acredita-se que há cerca de 150 mil brasileiros vivendo em terras da Rainha. Essa imigração vem aumentado de forma significativa nas últimas décadas. De 1991 a 2009, houve um aumento de 700% de brasileiros vivendo no país. Por consequência, o Brasil tem uma das maiores comunidades de imigrantes na terra da rainha.

Portugal: Mesmo com o crescente número de pedidos de auxílio para retornar ao Brasil, ainda sim, Portugal está entre os principais destinos escolhidos por brasileiros que procuram uma vida melhor. De acordo com o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brazucas morando nas terras de além mar passa dos 150 mil.

Japão: A terceira maior economia do mundo é também um dos países que mais recebem imigrantes brasileiros. Atualmente o número de brasileiros morando na terra do sol nascente passa dos 300 mil. Todavia, essa é uma cordialidade de mão dupla, já que o número de nikkeis morando no Brasil passa de 1.5 milhão.

Paraguai: Com uma população inferior à de São Paulo, o Paraguai hoje tem cerca de 500 mil imigrantes brasileiros. O baixo custo de vida somado a facilidade de conseguir permanência no país, são os principais motivos que tem feito tantos brasileiros no Paraguai.

Estados unidos: Até o ano de 2012, havia uma estimativa de 370.000 brasileiros morando nos Estados Unidos. Porém, de acordo com o Itamaraty, esse número é muito maior, podendo passar facilmente de 1 milhão. Somente na Flórida, calcula-se ter 300 mil brasileiros.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com