Conectado por

Acre

Criança prematura morre em maternidade do Acre após campanha de doação de sangue


Compartilhe:

Publicado por

em

O pequeno Zeus Lima morreu na noite deste sábado (8) após três dias internado na UTI Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. O bebê nasceu prematuro e precisou ser entubado devido a complicações após o parto.

A família do bebê fez uma campanha de doação de sangue. Zeus teve uma hemorragia e a família foi orientada a arrecadar bolsas de sangue.

G1 tentou contato com a direção e com a assistência da Maternidade Bárbara Heliodora durante toda manhã deste domingo (9), mas não obteve retorno.

O pai da criança, Alex Lima, contou que quando a família chegou na maternidade o coração do filho tinha parado e os médicos iniciaram o processo de reanimação. O bebê precisou de sangue e uma enfermeira foi buscar no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).

“Mesmo com as doações, acredito que na maternidade não tem lugar para armazenar, então, na hora em que o bebê precisou, quando estavam reanimando, não tinha o sangue lá. Tiveram que sair da maternidade até o Hemoacre para pegar e voltar”, afirmou o pai da criança.

Segundo Lima, Zeus ainda pegou uma infecção na UTI da maternidade, o que agravou o quadro de saúde e a criança. Para o pai, a maternidade deveria ter o sangue armazenado na unidade, já que foi feita a campanha e sabiam que a criança iria precisar de imediato do sangue.

“Não tenho conhecimento médico e nem sei quanto tempo pode passar quando a pessoa precisa de sangue, mas observei que na hora em que o médico pediu, a moça teve que ir no Hemoacre buscar. Foi feita a campanha, ele não precisava de tanto sangue e uma bolsa que tivesse lá era suficiente e não tinha, tem que se deslocar, perder tempo e voltar. É complicado”, lamentou.

Sem solicitação

A diretora administrativa do Hemoacre, Josiane Amorim, revelou que não havia solicitação de sangue para o bebê na unidade.

“O Hospital da Criança ontem [sábado,8] tinha quatro bolsas de O negativo no estoque, não existe pedido de sangue do médico para essa criança. No Hemoacre também tem sangue”, afirmou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com