Agronegócios
CRA aprova descontos na energia elétrica para irrigação em qualquer hora do dia
Compartilhe:
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária quer assegurar em qualquer hora do dia os descontos especiais nas tarifas de energia elétrica nas atividades de irrigação, aquicultura e exploração de poços semiartesianos. Projeto nesse sentido (PL 5017/2019) foi aprovado nesta quinta-feira (26). O relator, Acir Gurgacz (PDT-TO), explicou que benefício existe hoje apenas para o horário noturno. A CRA também concluiu a votação de projeto que autoriza a exploração da energia eólica ou solar em assentamentos (PLS 384/2016).
Transcrição
A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA QUER ASSEGURAR EM QUALQUER HORA DO DIA OS DESCONTOS ESPECIAIS NAS TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA NAS ATIVIDADES DE IRRIGAÇÃO, AQUICULTURA E EXPLORAÇÃO DE POÇOS SEMIARTESIANOS. PROJETO NESSE SENTIDO FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO: O desconto na energia elétrica hoje vale apenas das nove e meia da noite às seis da manhã. O relator da proposta, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, diz que a restrição atrapalha o repouso de quem trabalha no campo e lembra que alguns processos de irrigação funcionam melhor durante o dia. Acir Gurgacz ressaltou ainda que o projeto inova ao estender o benefício ao uso de eletricidade para a exploração de poços semiartesianos.
A medida proporcionará mais condições para que pessoas em estado de vulnerabilidade hídrica possam combater a falta de água para o consumo humano e animal, essencial para manutenção digna dos cidadãos afetados e de seus mecanismos de produção e geração de renda. O desconto só valerá caso não haja problema de falta de água nos reservatórios e dependerá da autorização da Agência Nacional de Águas. O projeto de lei segue para a análise da Comissão de Infraestrutura. A CRA também concluiu a votação de projeto que autoriza a exploração da energia eólica ou solar em assentamentos. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.
www.12.senado.leg.br