Rondônia
Corpo de ex-deputado Chagas Neto é velado em Porto Velho
Compartilhe:
O corpo do ex-deputado federal Manoel Francisco das Chagas Neto (PSB) está sendo velado na manhã desta terça-feira (17) em Porto Velho. Neto, de 72 anos, morreu por volta das 18h de segunda-feira (16) em decorrência de problemas cardíacos e um tumor na cabeça.
Desde 7h da manhã o corpo está sendo velado em uma funerária da Avenida Governador Jorge Teixeira. Vários amigos e colegas políticos passaram na funerária para dar o último adeus para Neto.
Segundo a família do ex-deputado, o corpo será levado para Belém (PA) entre a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira (18), onde será cremado.
O ex-deputado estava internado no Hospital Nove de Julho, centro da capital, desde a última terça-feira (10). Ele sofria de um tumor na cabeça e também de problemas cardíacos.
Trajetória política
Neto começou a vida na política quando se candidatou para deputado federal pelo PMDB no pleito de novembro de 1986. Após ser eleito, assumiu o mandato em 1º de fevereiro do ano seguinte, trabalhando na Assembleia Nacional Constituinte.
Nos pleitos de outubro de 1994 e 1998, candidatou-se novamente a deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito.
O ex-deputado chegou a estudar engenharia operacional, na Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral, região de Fortaleza, mas não finalizou o curso.
Em 1963, com apenas 17 anos, estagiou na divisão de engenharia na Britânia Construções e Incorporações Ltda., também em Fortaleza. Lá, trabalhou por quatro anos. O ex-deputado federal chegou a se envolver na área da comunicação. Em 1978, assumiu a diretoria do jornal Meio-Dia e, no ano seguinte, fundou a Rádio Cidade, também em Sobral.
Em 1981, se juntou à filial da Empresa Geral de Obras Ltda, em Porto Velho, onde trabalhou por três anos. No mesmo ano, Chagas fundou e assumiu a Chagas Neto Construções e Incorporações.