Porto Velho
Corpo de Bombeiros de Rondônia aponta avanços na Corporação executados nos últimos anos
Compartilhe:
Com o principal lema de “vidas alheias e riquezas salvar”, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, destaca ações realizadas nos últimos três anos e meio em prol da própria Corporação com aquisição de viaturas modernas, tecnologia, bem como ações que buscam o aperfeiçoamento profissional com diversos cursos ofertados de especializações e formações, além de um efetivo mais equipado e mais capacitado para a realização de atividades referentes à Segurança Pública do Estado, com ações reforçadas pelo Governo de Rondônia.
O comandante-geral do CBMRO, Nivaldo de Azevedo Ferreira ressaltou que foram muitas as conquistas em favor da Corporação. “Neste período, priorizamos a renovação da frota veicular, com a aquisição de 14 Unidades de Resgate – UR, a melhoria da estrutura dos quartéis do interior do Estado, além da reforma da Divisão de Apoio Técnico e a construção do Centro de Treinamento Operacional”, pontuou o comandante-geral do CBMRO.
Focado com a valorização profissional, o Governo de Rondônia reduziu o interstício, possibilitando a promoção de oficiais e praças. O comandante da Corporação salientou que antes, para ocupação de alguns cargos, necessitavam de tempo de serviço, para que pudessem ser ocupados.
VIATURAS
Nos últimos dois anos, o Governo de Rondônia investiu em novas aquisições de viaturas para melhor atender a população. O CBMRO, empenhado na renovação da frota de suas viaturas, adquiriu as 14 Unidades de Resgate, equipadas com duas macas, dois cilindros de oxigênio, uma cadeira de resgate, rádio comunicação e outros itens.
O modelo oferece segurança e conforto para as vítimas e pacientes atendidos nas diversas unidades do interior de Rondônia.
Nivaldo Ferreira destacou que o CBMRO é uma instituição do Estado que realiza, concomitantemente, os serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, e atendimento pré-hospitalar com a utilização de viaturas e ferramentas específicas.
A Corporação conta também com equipamentos para combate a incêndios em estrutura vertical, como a escada Magirus, operada por meio de controle remoto, importada da Alemanha.
ESTRUTURA
Um sonho que se tornou realidade foi a entrega do Centro de Treinamento Operacional – CTO, que aponta para uma estrutura capaz de proporcionar treinamento adequado para as diversas formações que são necessárias ao bom desempenho de suas atividades inerentes à profissão.
Localizado em Porto Velho, ao lado do 1° Grupamento de Bombeiros Militar, a estrutura conta com vestiários, depósito, cozinha, três salas de instrução, recepção, sala de reunião e sala administrativa, além de futuras instalações com uma piscina semiolímpica, torre de treinamento e tanque de mergulho.
REFORMA
As obras de reforma da nova sede da Coordenadoria de Atividades Técnicas – CAT, em Porto Velho, localizada no Bairro Liberdade, atende às equipes de vistorias técnicas e análises de projetos, bem como o cidadão que busca pelo atendimento do CBMRO. A edificação conta com uma estrutura de 1.200m².
Com isso, o Corpo de Bombeiros conseguiu reduzir custos e proporciona um melhor local de atendimento ao cidadão, que necessita da prestação de serviços das atividades de segurança contra incêndio e pânico.
INOVAÇÃO E ECONOMIA
Engenheiros, arquitetos, proprietários e responsáveis de empresas, órgãos e edificações não unifamiliares, contam com uma nova ferramenta totalmente desenvolvida pelo CBMRO, que desburocratiza o processo de análise de Projetos de Proteção contra Incêndio e Pânico – PPCIP: o Sistema Eletrônico de Análise de Projetos de Proteção contra Incêndio e Pânico – SISCAT 2.0.
Somente em 2021, os processos físicos somaram 450 e os digitais 1.338, totalizando 1.788. Este número representa uma economia substancial para os cofres públicos, uma vez que o sistema eletrônico proporciona o licenciamento da empresa em menor tempo, com a possibilidade de tramitar os projetos a qualquer hora do dia ou da semana.
A ação é mais uma conquista para a Corporação, que tem em seu plano de ação, a busca pelo bem-estar do efetivo. Os recursos para a execução das obras licitadas são provenientes do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar – Funesbom, e totalizam um valor global de R$ 1.221.244,06 (um milhão, duzentos e vinte e um mil, duzentos e quarenta e quatro reais e seis centavos).
ENSINO E INSTRUÇÃO
Nos últimos dois anos, 626 soldados passaram por cursos de aperfeiçoamento e especialização. As formações ocorreram em diferentes áreas, com o objetivo de preparar o bombeiro militar a entregar um melhor atendimento técnico-profissional à população rondoniense.
O comandante-geral do CBMRO, Nivaldo Ferreira acredita que a educação muda o mundo e a vida das pessoas. “Além das duas novas unidades do Colégio Militar Dom Pedro II, a Corporação desenvolve o projeto do ‘Bombeiro Militar Mirim’, a exemplo do 5° GBM, que no ano passado promoveu a dezenas de crianças e adolescentes, por seu destaque operacional, noções de primeiros socorros, noções básicas de combate a incêndio e adaptação à vida na selva”.
GRUPAMENTO OPERACIONAL AÉREO
Por meio de um Termo de Cooperação junto à Secretaria de Estado da Saúde – Sesau e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, o CBMRO atuou efetivamente no combate à pandemia causada pela covid-19, transportando para outros centros de saúde, pacientes em estado grave.
A Corporação agiu ainda em ações preventivas de combate e fiscalização em unidades de conservação ambiental e afins; aumentou a capacidade para transporte de insumos hospitalares; medicamentos; equipamentos; servidores e órgãos vitais; proporcionando economia de recursos públicos; quando comparado à prestação do mesmo serviço por empresas privadas.
Em três anos, a quantidade de missões executadas pelo Grupamento Operacional Aéreo – GOA, utilizando-se de aeronave foram de 475 serviços, totalizando 2.016 horas de voo.
No GOA foram formados três novos pilotos de asa fixa neste ano e existe uma formação em andamento de mais três pilotos de avião; quatro de helicóptero; formação de oito pilotos para habilitação em regras de voo por instrumentos e dois pilotos comerciais de helicóptero.
IMPACTO
As aeronaves do grupamento aéreo do CBMRO fizeram ao todo, mais de 1.211,9 horas de voo, realizando transporte aeromédico somente nos anos de 2020 e 2021, no trabalho de enfrentamento à covid-19, que representou uma resposta mais rápida no socorro e gerando economia para o Estado. Em 2020, houve a ativação do helicóptero e em 2021, a formação de três novos pilotos com especialização nesta aeronave.
A Corporação está mais próxima da população na prestação de serviços de busca e salvamento; resgate aéreo; terrestre e aquáticos; operações guarda-vidas; prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros e atendimento aeromédico pelo GOA, todas essas ações contribuíram para o aumento dos níveis de satisfação entre os usuários.
Os atendimentos podem chegar por terra, água ou pelo ar, tão logo a ligação seja completada por meio do telefone do CBMRO, 193. Corpo de Bombeiros atua ainda no combate à pandemia e no controle das medidas sanitárias, editadas pelo Governo de Rondônia.
Rondonia.ro.gov.br