Educação
Coronavírus: Weintraub troca aula presencial para meio digital
Compartilhe:
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, autorizou a substituição das disciplinas presenciais por aulas que usem meios e tecnologias de informação e comunicação digitais. A medida é para evitar o contágio com a Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus.
Nos próximos 30 dias, professores e educadores deverão usar a internet para as atividades. O período pode ser prorrogado a depender da orientação do Ministério da Saúde. A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (18/03).
“Será de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas, a disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações”, escreveu o ministro.
Weintraub proibiu a medida aos cursos de medicina bem como às práticas profissionais de estágios e de laboratório dos demais cursos. “As instituições que optarem pela substituição de aulas deverão comunicar ao Ministério da Educação tal providência no período de até quinze dias”, recomenda o documento.
Alternativamente à autorização, as instituições de educação superior poderão suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo.
As atividades acadêmicas suspensas deverão ser integralmente repostas para fins de cumprimento dos dias letivos e horas aulas estabelecidos na legislação em vigor.
As instituições poderão, ainda, alterar o calendário de férias, desde que cumpram os dias letivos e horas aula estabelecidos na legislação em vigor.
FONTE: METROPOLES