Agronegócios
Controle da raiva dos herbívoros exige atenção do produtor e ação de equipes especializadas da Secretaria de Agricultura
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2020/10/5T160816.108.jpg)
Das três espécies de morcegos hematófagos, o Desmodus rotundus, é o que merece atenção e controle para Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por causar enormes prejuízos à atividade agropecuária, levando os animais não vacinados quando atacados à morte. A transmissão da raiva ocorre por meio do contato da saliva do morcego contaminado quando ele morde o animal. Embora os morcegos tenham preferência em atacar rebanhos bovinos e cavalos, assim como animais domésticos, a raiva transmitida por eles é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao homem. Tanto nos animais como nos humanos, a taxa de letalidade da raiva é de 100%.
A orientação do médico-veterinário Guilherme Shin Iwamoto Haga da Secretaria, que junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, o produtor precisa verificar sempre a existência de colônias de morcegos hematófagos na sua propriedade. Em áreas rurais eles têm o hábito de se abrigar em fendas, cavernas, árvores, bueiros e construções abandonadas, mas podem, muito raramente, serem encontrados nas áreas urbanas. “Se encontrar fezes com aspecto escuro, quase preto, brilhante e com odor muito forte pode ser indicativo da presença de hematófagos”, diz.
O criador deve observar se os seus animais foram agredidos por morcegos e conhecer os sintomas causados pela doença. “Os animais podem se afastar do rebanho, andar desorientado, apresentar salivação intensa, paralisia de membros, não conseguir se levantar”, explica o veterinário. Se alguma dessas situações ocorrerem, a orientação é vacinar o rebanho contra a raiva e notificar imediatamente a Defesa Agropecuária. Na área urbana o ataque de morcegos deve ser notificado à Vigilância Sanitária do município.
É importante não manipular qualquer tipo de morcego ou destruir seu abrigo, porque todos os morcegos podem carregar o vírus da raiva.
O controle da raiva dos herbívoros é feito por equipes especializadas da Coordenadoria de Defesa Agropecuária que realizam a captura de alguns hematófagos faz a aplicação de uma pasta vampiricida e os hematófagos são soltos para retornarem a seus abrigos, promovendo a redução do número de indivíduos, mas protegendo a espécie.