Esporte
Contratação de Haaland muda patamar de Manchester City
Compartilhe:
A contratação do norueguês Erling Haaland pelo Manchester City mudou o patamar do clube inglês. O centroavante de apenas 21 anos vem despontando como um dos grandes protagonistas do futebol mundial e tem uma média de gols impressionante. Ao assegurar a aquisição do craque, os Citizens elevaram seu patamar e mostraram que também são capazes de contratações midiáticas. Os ingleses certamente vão em busca de sua primeira Champions League e já surgem como os favoritos dos apostadores. Quem gosta de tentar prever resultados pode conferir os dados no Apostagolos e iniciar sua jornada no mundo do entretenimento esportivo.
O atual artilheiro do Borussia Dortmund, da Alemanha, vai assinar contrato com o Manchester City até 2027. A multa rescisória paga pelo clube comandado por Pep Guardiola está estimada em 51 milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 322 milhões). Ele deverá receber cerca de 375 mil libras esterlinas (cerca de 2,3 milhões) por semana.
Para fechar com Haaland, o Manchester City precisou vencer a disputa contra gigantes europeus. O Barcelona e, principalmente, o Real Madrid eram apontados como prováveis destinos do centroavante norueguês.
De acordo com a rádio Cadena Ser, um ponto específico afastou Haaland do Real Madrid e possibilitou o acerto com o Manchester City. É que o ex-empresário do centroavante, Mino Raiola, falecido em abril deste ano, havia proposto uma cláusula rescisória de 150 milhões de euros (aproximadamente R$ 810 milhões).
Embora possa parecer um valor alto, para os padrões atuais do futebol, as cifras estão muito abaixo das que costumam constar nos contratos das grandes estrelas. Atualmente, a multa rescisória de Benzema, no Real Madrid, é de aproximadamente 1 bilhão de euros. Já a de Griezmann, atleta do Barcelona emprestado ao Atlético de Madrid, gira em torno de 850 milhões de euros. Cinco anos atrás, quando o Paris Saint-German contratou Neymar, precisou pagar uma multa de 222 milhões de euros.
O valor abaixo da média, portanto, teria feito com que o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, não se interessasse pelo negócio. No atual mercado do futebol, em que os valores que os clubes se dispõem a pagar aumentam a todo instante, a contratação de Haaland poderia ser um investimento de alto risco, já que, a qualquer momento, outro clube poderia tirá-lo da equipe merengue.
Mas a ida do norueguês para o Manchester City também pode ter uma razão sentimental. Isso porque o pai do centroavante, Alfie Haaland, foi jogador e capitão da equipe inglesa no início dos anos 2000. Para dar prosseguimento ao legado familiar, a joia de 21 anos deve desembarcar no clube no dia 1º de julho. Nas redes sociais, o zagueiro Laporte, do Manchester City, comemorou a contratação: “Feliz por não precisar correr atrás desse cara pelos próximos anos”, brincou o franco-espanhol.