Saúde
Consumo frequente de álcool cresce no Brasil, especialmente entre as mulheres
Compartilhe:
Cresceu a proporção de brasileiros com 18 anos ou mais que costumavam ingerir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. A alta foi puxada pelas mulheres, que tiveram aumento considerável no consumo frequente de álcool.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 divulgada nesta quarta-feira (18) pelo IBGE, o percentual da população feminina que consumia bebidas alcoólicas cresceu 4,1 pontos percentuais frente a 2013 (indo de 12,9 para 17%), enquanto o percentual dos homens caiu (de 37,1% para 36,3%), queda considerada estável.
A alta entre as mulheres puxou também a média nacional, que subiu de 23,9% em 2013 para 26,4% no ano passado, no que diz respeito ao consumo de álcool uma vez ou mais por semana. Já a ingestão uma vez ou mais por mês, no Brasil, ficou em 30%, variando de 20,5% na região Norte a 35,6% no Sul.
“Esses dados corroboram a tendência brasileira de bebedores mulheres, que é fruto de desregulação e ausência de informação suficiente, além de mostrar falha na compreensão do modo seguro de usar álcool”, diz o médico psiquiatra Guilherme Messas.
Sobre o Prof. Dr. Guilherme Messas
Médico psiquiatra, é Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde coordena a Especialização em Psicopatologia Fenomenológica. É líder para o Brasil do Collaborating Centre for Values-Based Practice in Health and Social Care, St Catherine´s College, Oxford.
Assessoria