Saúde
Consumir todo dia essa bebida aumenta em 57% o risco de queda de cabelo em homens
Compartilhe:
Já é de conhecimento geral que ter o hábito de beber refrigerantes não é saudável, por se tratar de uma bebida com alta porcentagem de açúcares e de aditivos químicos. Porém, um novo estudo sugere que mesmo tomar apenas um refrigerante por dia pode aumentar em 57% o risco de queda de cabelo em homens.
O trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, e foi publicado na revista científica Nutrients. Os cientistas analisaram o consumo de bebidas açucaradas e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a queda de cabelo.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores procuraram ligações entre o consumo de bebidas doces – como refrigerantes (com uma possível exceção das versões diet), café e chá adoçados e isotônicos – e a queda de cabelo masculina em uma pesquisa autorrelatada com 1.028 homens, com idades entre 18 e 45 anos, localizados na China.
Os participantes responderam a perguntas sobre calvície anterior, seus hábitos alimentares e se apresentam algum problema de saúde mental. Também foram questionados com que frequência consumiam certos alimentos e bebidas, como refrigerantes e bebidas açucaradas.
A conclusão dos pesquisadores foi de que beber bebidas açucaradas de uma a três vezes por semana aumentou o risco de queda de cabelo em 21%, já a ingestão diária aumentou essa chance para 57%. Os autores acreditam que o consumo de açúcar em excesso, que pode causar resistência à insulina, é capaz de dificultar a circulação sanguínea e danificar os folículos pilosos. Eles também notaram que os mais jovens eram os que consumiam mais bebidas açucaradas.
“Doenças crônicas e mortes são tão vagas e distantes para os jovens que eles não estão dispostos a desistir da satisfação trazida pelas bebidas adoçadas com açúcar em prol de metas de saúde de longo prazo”, escreveram os autores.
Consumo de refrigerante e saúde mental
Além da queda de cabelo, os cientistas também descobriram que existe uma possível relação entre a ingestão de bebidas açucaradas e a saúde psicológica. De acordo com os pesquisadores, pessoas que consumiam três refrigerantes por dia tinham um risco 25% maior de depressão e o consumo de açúcares simples em tais bebidas esteve associado ao aumento de ansiedade entre os participantes de 45 anos.
Para os autores do estudo, a depressão e a ansiedade podem contribuir para um quadro de queda de cabelo. No entanto, essas descobertas são correlativas, ou seja, eles não podem ter certeza de que o refrigerante causa a queda de cabelo, mas podem afirmar que quem tem o hábito de consumir este tipo de bebida está perdendo cabelo mais rápido e em taxas mais altas.
Queda de cabelo: o que pode causar e como tratar?
A queda de cabelo acomete milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente homens. A causa mais comum para a condição no público masculino é a hereditariedade. Já para as mulheres, a queda de cabelo pode estar associada a doenças na tireoide, à deficiência de ferro, à amamentação, a doenças infecciosas e autoimunes, além de questões emocionais, como o estresse.
O tratamento da queda de cabelo vai depender da causa do problema. Por exemplo, se ela está associada à falta de vitaminas, a suplementação pode ser uma solução possível; caso o motivo por trás da condição seja um problema na tireoide, o tratamento para a condição é recomendado. Já a queda de cabelo hereditária pode ser tratada com medicamentos ou com transplante de cabelo.