Medicina
Conheça a técnica 5-4-3-2-1 para o controle da ansiedade
Compartilhe:
A ansiedade é um problema que atinge muita gente. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, mais de 260 milhões de pessoas sofrem com essa doença e, com a pandemia, esse número só cresce.
A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas causadas pela preocupação excessiva ou constante de que alguma coisa negativa vai acontecer.
Especialmente nas crises de ansiedade, o problema é não conseguir focar no momento presente. As pessoas sentem uma grande tensão e, muitas vezes, sem um motivo aparente, o que pode gerar consequências tanto físicas como mentais
Sintomas da ansiedade:
– Sensação de aperto no peito
– Falta de ar
– Tontura
– Respiração ofegante
– Roer unhas
– Falar muito rápido
– Tremor
– Tensão muscular
– Dor nas costas
– Irritabilidade
– Dificuldade para dormir
– Pensamentos negativos
– Excesso de preocupação
– Insegurança
– Medo
– Taquicardia
Fique atento aos sinais!
Os sintomas da ansiedade geralmente são desencadeados por momentos de estresse, podem aparecer em adultos e , além de impossibilitar as pessoas de realizarem as tarefas do dia-a-dia.
A boa notícia é que tem e técnicas práticas para aliviar os sintomas. Hoje, vamos falar da “técnica 5-4-3-2-1“
Essa é uma técnica usada para atenção plena. “É uma técnica de atenção plena utilizada para a autorregulação emocional em casos de ansiedade e/ou transtornos, envolvendo episódios ansiosos, por exemplo, a síndrome do pânico. O principal objetivo é trazer a mente para o presente, já que na ansiedade a mente é rapidamente “sequestrada” para o futuro”, explica a psicóloga Tamires Mesquita.
Basta observar os nossos cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição). “Por isso, o nome da técnica é 5 4 3 2 1. Focar nos 5 sentidos, traz a nossa conexão com nosso corpo e portanto, com o AQUI e AGORA”, destaca a psicóloga.
A técnica se sustenta nos seus próprios sentidos e o mais importante: no seu momento presente.
5- Olhe em volta e mencione cinco coisas que você pode ver, agora, de onde você está
4- Ouça e mencione quatro coisas que você pode ouvir
3- Observe três coisas que você pode tocar, como as páginas de um livro ou a sensação de sentir os seus pés no tapete
2 – Em seguida, dois cheiros: inspire as páginas de um livro ou o aroma cítrico da vela que você acendeu
1- Finalmente, mencione algo que você pode provar, como um gole d’água, por exemplo
Por meio dessa técnica é possível interromper os pensamentos “em círculos” e se centrar no que está acontecendo agora, no presente.
“Esse exercício pode ser repetido até os sintomas da crise de ansiedade baixarem. Essa técnica, aparentemente simples, atua no eixo hipotalâmico-hipofisário-suprarrenal (HHSR), estando o fenômeno associado com os processos de regulação emocional e com a adaptação do indivíduo”, pontua a especialista.
A especialista faz, ainda, o alerta. A técnica é indicada para pessoas ansiosas, “mas é importante que seja utilizada por adultos. Em crianças, é preciso avaliar todo o contexto e conjuntura em que a criança se encontra”.
Frequência
A técnica 5-4-3-2-1 não tem restrição de frequência, porém se os sintomas persistirem é preciso procurar um profissional da área da saúde mental para investigar melhor o caso.
É um pequeno momento de atenção plena para desviar a ansiedade. Assim é possível desfocar do problema e ter um alívio até para respirar melhor e enxergar a situação com mais clareza.
O grande segredo para driblar a ansiedade é focar no momento presente e praticar o bem estar:
– Pratique atividade física com regularidade
– Faça coisas que te façam bem
– Dedique um tempo só para você
– Foque na sua respiração
– Concentre-se em uma coisa de cada vez
– Tenha um ciclo social ativo
– Alimente-se bem
– Beba bastante líquido
– Evite o estresse
– Durma bem
Sempre que perceber a ansiedade chegando, pratique a técnica do 5-4-3-2-1! Se os sintomas persistirem e estiverem prejudicando sua qualidade de vida, procure um profissional especializado.
Semprebem.paguememos.com.br