Geral
Conheça a diferença entre cinco tipos de pisos e aprenda a escolher o ideal para cada ambiente
Compartilhe:
Vai reformar e não sabe ainda qual revestimento escolher para cada ambiente? Reunimos abaixo algumas dicas sobre cinco tipos de piso e quais as vantagens de cada um deles. Confira!
Porcelanato
Antes utilizado quase que exclusivamente apenas em ambientes como banheiro, área de serviço e cozinha, o porcelanato passou a brilhar em todos os cômodos da casa. Suas versões foscas e acetinadas (e também as clássicas, mais brilhantes) revestem quartos e salas com elegância e beleza. Os porcelanatos acetinados podem até mesmo trazer texturas que replicam o visual da madeira, proporcionando beleza e praticidade na manutenção e limpeza. Muito resistentes à água, podem ser lavados com água e sabão.
Pisos laminados
Cada vez mais presentes em ambientes residenciais e até mesmo comerciais, os pisos laminados são os queridinhos da vez. Com um visual bastante similar à madeira natural, porém com um excelente custo-benefício, os laminados são produzidos em compensado, sendo ecológicos e mais econômicos. A instalação é muito prática – alguns modelos oferecem o sistema de instalação em click, bastando encaixar uma tábua na outra – e a manutenção idem, bastando passar um pano úmido para manter o revestimento sempre limpo e como novo.
Ladrilho hidráulico
O charme do ladrilho hidráulico está de volta! Este piso proporciona um aspecto retrô ao ambiente, e combina com os mais variados estilos de decór. Funcional, também pode ser utilizado como revestimento em paredes, o que pode criar incríveis combinações. Em diversos padrões – de florais a geométricos – o ladrilho hidráulico conquista quem gosta de novidades e foge do básico.
Pisos vinílicos
Visualmente são similares aos pisos laminados, porém diferenciam-se no material. Feitos em PVC, também proporcionam uma instalação prática e fácil, e têm como vantagem um excelente conforto térmico e a redução de ruídos – como o barulho de saltos, por exemplo. Pode ser aplicado diretamente no contrapiso, porém é preciso verificar nas instruções do fabricante quais pisos podem recebê-lo diretamente.
Cimento queimado
Um must da decoração de vanguarda, o cimento queimado tem conquistado o coração de quem busca uma decoração diferenciada. De fácil aplicação e também fácil manutenção, tem uma característica mais rústica, quase industrial. Seu tom neutro permite as mais variadas combinações.