Conectado por

Mundo

Congresso de Turismo Religioso e Sustentável, êxito absoluto em Honduras Prudentópolis


Compartilhe:

Publicado por

em

Confirmada como sede do evento em 2019

Com ampla cobertura da Imprensa local e internacional, Honduras abriu as portas com muita fé e estilo para a realização com absoluto êxito do XIV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, realizado na histórica cidade de Comayagua, nos dias 23 e 24 de agosto, no Centro de Convenções Caxa Real.

Para palestrantes, participantes e fundadores do conclave – que melhorou a cidade colonial como destino turístico – foi um grande aprendizado e a rica possibilidade de convívio com a cultura tão diversa dos hondurenhos.

” O evento que nasceu em Campo Mourão por iniciativa da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas superou expectativas, não só pela organização de Honduras, mas também por sua repercussão internacional. Recebi muitos telefonemas felicitando-nos”, disse o criador do Congresso, o argentino Rubén Moyano, radicado no Paraná e trabalhando pelo setor há muitos anos.

Prudentópolis escolhida

No evento, Moyano e autoridades anunciaram que o próximo Congresso de Turismo Religioso e Sustentável será realizado no município brasileiro de Prudentópolis, no estado do Paraná. Ícone do Turismo Religioso no Sul do Brasil e rica em sua tradição ucraniana, ela tem tudo para fazer um evento marcante. “Uma grande responsabilidade e uma excelente oportunidade para a cidade e região”, observou Rubem Moyano.

-.-
Presidente de Honduras participou da abertura


Presidente Juan Hernández, com o Ministro do Turismo Emilio Silvestre e o prefeito de Comayagua, Carlos Miranda

A reunião foi inaugurada no dia 23 de agosto pelo presidente da República de Honduras, Juan Orlando Hernández, junto com o prefeito de Comayagua, Carlos Miranda; o bispo desta cidade, Roberto Camilleri; os ministros do Turismo, Emilio Silvestri, e das Comunicações e Estratégia Presidencial, María Andrea Matamoros, e a diretora da Marca País Honduras, Patricia Lardizábal.

O Presidente Hernández, destacou “o trabalho sério da comunidade de Comayagua”. Citou que “efetivamente o nosso país está preparado para crescer no setor do Turismo Religioso e também para captar novos eventos deste nível de importância”.

Para o prefeito de Comayagua, Carlos Miranda, “o objetivo foi cumprido. Engrandecemos o país e transferimos as fronteiras de Honduras para o benefício dos visitantes, palestrantes e comayagüenses, o que nos compromete a continuar no caminho de fazer as coisas certas.”

FÉ E IRMANDADE

Num dos mais bonitos e sublimes momentos do encontro, Ruben Moyano, entregou a Honduras nas mãos do Padre Carlos Magno Ñuñez uma réplica da Virgem de Suyapa (Padroeira de Honduras), que recentemente fez peregrinação na Rota da Fé no Paraná (Brasil). Ela foi criada por artesão da cidade de Campo Mourão (Noroeste do Paraná).

Conferências e debates científicos de alto nível

Em dois dias, cerca de 300 participantes aprenderam sobre as experiências nacionais e estrangeiras de palestrantes da América Central, do Sul e do Norte, Europa e, em particular, de Honduras, sobre questões relacionadas ao turismo religioso.

As apresentações sobre a Virgem de Guadalupe( Enriqueta Sautto), as virgens padroeiras, as Rotas de Fé (Ruben Moyano) e as Missões Chiquitanas (Germaín Caballeros) deram uma visão geral do impacto e da importância da religiosidade nas economias locais.

Além disso, especialistas em promoção, marketing e comunicação compartilharam seus conhecimentos nesse campo, enquanto a religiosidade das culturas pré-hispânicas em Honduras e a espiritualidade Garífuna também tiveram seu espaço durante esse encontro.

Destaque para as palestras de Jorge Virche (Turismo Religioso no Canadá),DO PADRE Carlos Ayerra (Pamplona – Espanha), (Gestão turística de Museus Religiosos); de Tirso Zapata e Luis René Castellanos (Patrimônio e História de Comayagya); de Jaime Peres Guajardo (México, Turismo e Religiosidade), de Gabriel Fojo (Antecedentes de Marketing e Comunicação Temática), de Gustavo Loza (Modelo de Gestão Privada). E menção especial à importante palestra institucional da OMT (Organização Mundial do Turiso), através de Benjamin Owen.
-.-

Cultura e Turismo Sem Fronteira

Palestrantes e jornalistas na visita à Basílica da Santa Suyapa, em Tegucigalpa

Palestrantes e jornalistas convidados realizaram uma série de visitas a igrejas, museus, cidades, aldeias e lugares especiais de Honduras. Uma das mais importantes foi na Basílica de Tegucigalpa “Nuestra Senhora de Suyapa”. No roteiro, visitas a igrejas antigas de Gracias Lempira, San Manuel Colohet, La Esperanza, Siguatepeque e na história Maya de Copa Ruínas. Muitas vivências com tradições, costumes, culinária e a religiosidade hondurenha.

Marca Honduras amplia a imagem do simpático país

A advogada Patrícia Lardizábal (foto 6), Assessora Legal em Despachos de Comunicação de Estratégia Presidencial e Diretora geral da Imagem do País é o braço direito da Ministra de Estratégia e Comunicações de Honduras, Maria Andrea Matamoros Castillo.
Patrícia Lardizábal oferece total apoio e diagnóstico, estratégia e implementação da Marca Honduras. “Alianças estratégicas com diferentes empresas para o uso e aplicação da Marca Honduras, o que nos garante um trabalho amplo com todos os setores, com pessoas e organizações comprometidas em elevar o nosso país não só no Turismo, mas nos campos econômicos, culturais, sociais e de responsabilidade”, acentuou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com