Agronegócios
Confira o que mexe no preço da soja
Compartilhe:
“O preço da soja está alto (embora nunca o suficiente para o agricultor), mas bem acima das suas médias históricas. Então, voltamos a dizer que seríamos vendedor de soja, neste momento, porque a tendência é, se não houve fatores climáticos adversos, de queda a médio e longo prazo, mesmo com a guerra no Leste Europeu”. A afirmação é do analista sênior da Consultoria TF Agroeconômica, Luiz Pacheco. Confira o que a análise semanal sobre a tendência dos preços e o que pode mexer no preço da soja:
EUA DEVEM AUMENTAR A ÁREA PLANTADA: Por outro lado, nos EUA a IHS Markit estima a área de soja nos EUA para 22/23 em 88,58 milhões (35,85 milhões de hectares). Isso é um aumento de 700,75 mil acres em relação à estimativa anterior e seria um aumento de 1,4 milhão de acres ano/ano. A produtividade estimada é de 51,5 bpa (3.463,43kg/hectare).
BRASIL – DÓLAR CAINDO E FRETES SUBINDO reduziram em aproximadamente R$ 8,00/saca os preços no interior. E não vemos como esta tendência se inverter a curto, médio ou longo prazo (aliás, quanto mais longo, maior a queda, portanto, sugerimos aproveitar os preços do mercado futuro de Chicago – não físicos – da próxima safra).
Agrolink.com.br