Saúde
Confira 13 formas de acelerar o metabolismo para emagrecer
Compartilhe:
Perder peso não é algo fácil, principalmente quando o seu organismo atua contra isso. O que queremos dizer é que ele trabalha de forma a acumular mais calorias do que gastá-las. Contudo, é possível mudar isso ao acelerar o metabolismo, e fazer com que o seu corpo não acumule mais gorduras.
O metabolismo nada mais é do que todas as reações químicas que acontecem no organismo. É esse processo que separa e aproveita as substâncias dos alimentos para que o corpo funcione com boa energia. Quando o seu funcionamento é lento, ele tende a acumular calorias, que se transformam em gordura corporal e aumentam o peso.
Neste post, o Sempre Bem explica 13 formas muito eficazes de acelerar o seu metabolismo, para queimar as gorduras. Além de explicar o que é a taxa metabólica, que está relacionada com a perda e o ganho de peso. Confira!
O que é a taxa metabólica?
A taxa metabólica é a medida que mostra se o metabolismo está acelerado, regular ou lento. Esse dado é conferido pela velocidade como o organismo queima calorias em uma faixa de tempo.
Para um organismo perder peso com facilidade, essa taxa deve ser alta, seja em repouso, em atividade ou durante outras tarefas.
Esse número de taxa metabólica é checado a partir do cruzamento de várias informações sobre o metabolismo, durante a queima das calorias. São elas:
Efeito Térmico dos Alimentos (TEF): é a quantidade de calorias queimadas enquanto o seu corpo processa alimentos e bebidas;
Efeito Térmico do Exercício (TEE): quantas calorias são usadas durante um exercício físico, seja leve ou intenso;
Taxa metabólica basal (TMB): é o quanto o seu organismo precisa queimar de calorias, no mínimo, para se manter em atividade enquanto repousa profundamente — dormindo;
Taxa metabólica de repouso (TMR): durante pequenos repousos, o corpo precisa queimar calorias; e esta é a informação que representa essa fase da taxa metabólica;
Termogênese da atividade não exercida (NEAT): são as calorias gastas pelo organismo durante exercícios e atividades mais corriqueiras, como caminhar de um lado ao outro, levantar-se e lavar louça.
Confira 13 formas de acelerar o metabolismo para perder peso
1. Comer chocolate amargo
O chocolate amargo é um potente acelerador de metabolismo. O motivo disso é que mesmo nos pequenos tabletes do doce, há boa concentração de duas substâncias: a cafeína e a catequina. Ambos elementos aumentam a queima de calorias.
2. Tomar café da manhã sempre
Pode parecer óbvio indicar tomar café da manhã todos os dias. A razão para que a refeição desse horário do dia seja fundamental para acelerar o metabolismo é que ele estimula o funcionamento do organismo logo cedo.
E quanto antes o seu metabolismo começar a trabalhar, melhor ele irá queimar calorias durante o dia.
3. Fazer mais refeições ao longo do dia
Apesar de essa dica parecer estranha, ela não é. Comer várias refeições ao longo do dia acelera o metabolismo, pois, quanto mais calorias se ingere, mais o organismo se esforça para queimá-las.
Mas, não é preciso exagerar na quantidade de refeições e nem no volume de alimentos em cada uma. Comer moderadamente de cinco a seis alimentações diárias, é o suficiente.
Para não esquecer, veja a lista de refeições ao longo do dia:
1. Café da manhã
2. Lanche antes do almoço
3. Almoço
4. Café da tarde
5. Jantar
6. Refeição leve antes de dormir.
4. Consumir mais proteínas magras
As proteínas magras levam mais tempo para serem digeridas pelo organismo. Isso faz com que o metabolismo trabalhe mais para dar conta do recado.
Esse tipo de proteína está presente em carnes de frango e de peixe, que também têm a vantagem de terem pouca gordura. Para além disso, mastigue bem esses alimentos, pois, isso facilitará a digestão e evita a azia e outros incômodos estomacais.
5. Beber muita água
A água é uma potente aliada para acelerar o metabolismo de forma saudável. Beber bastante água ajuda a eliminar líquidos do corpo com mais intensidade. Assim, o corpo trabalha mais para fazer essa reação de eliminar urina. O que elimina muitas calorias, além de líquidos, que também contribuem para a perda de peso.
Além disso, o líquido vital atua no corpo para ajudar a metabolizar os nutrientes dos alimentos. Como também, a fazer com que os processos, incluindo o metabolismo, aconteçam de forma bem equilibrada.
6. Fazer atividades físicas de alta intensidade
As atividades físicas são uma das melhores formas de acelerar o metabolismo e ganhar muita saúde com isso.
O motivo para isso é que os exercícios exigem muita energia. E energia no corpo são as calorias, gastas em ritmo alto durante as atividades de explosão como corrida, musculação e crossfit.
Portanto, fazer pequenas atividades de alta intensidade por duas a três vezes por semana, vale a pena para acelerar o metabolismo em curto prazo.
7. Tomar chá verde
O chá verde atua no organismo potencializando a queima de calorias. A razão para isso é que a bebida é rica em cafeína e catequina — as mesmas substâncias encontradas no chocolate amargo.
As catequinas são antioxidantes que estimulam bastante o metabolismo a funcionar a todo vapor, queimando tudo o que ficaria armazenado, como a gordura no corpo.
Outro ponto positivo da bebida é que, quando ela é consumida quente, ela atua mais ainda na queima de calorias. A explicação para isso é que o organismo gasta mais energia para digerir e processar alimentos quentes, do que os frios.
8. Comer batata doce regularmente
A batata doce, além de ser um ótimo alimento para diabéticos, por conta de seu baixo índice glicêmico, é perfeita para acelerar o metabolismo. A causa para isso é que o alimento estimula a produção do hormônio adiponectina, que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e no organismo como um todo.
Quando o açúcar fica estocado no corpo e não é usado como fonte de energia, ele se transforma em gordura. Isso causa o ganho de peso, além de aumentar o risco para diabetes e a pressão alta.
Consumir pequenos pedaços de batata doce regularmente, inclusive no lugar de pães com farinha branca, é uma forma de aumentar a velocidade do metabolismo.
9. Usar gengibre como tempero
O gengibre é uma raiz de sabor bastante acentuado, que lembra até pimentas se o seu paladar gostar de alimentos picantes. Mas, o que está por detrás de um gosto expressivo, é que ele ajuda a acelerar o metabolismo.
Como o gengibre contribui para queimar calorias e fazer emagrecer? O alimento é do tipo termogênico. Assim, ele aquece demais o organismo quando é consumido, e exige mais energia para ser processado, queimando muitas calorias.
10. Comer pimentas
As pimentas têm a mesma ação do gengibre no organismo, no sentido de acelerar o metabolismo. Elas são consideradas alimentos termogênicos, portanto, aumentam o gasto de energia do corpo para que sejam processadas.
Porém, mesmo com esse efeito positivo ao organismo, é preciso moderar o consumo de pimentas.
Quem tem problemas de estômago, como má digestão e azia não deve condimentar seus pratos com esse ingrediente. O motivo é que as pimentas irritam a mucosa do intestino e podem levar a gastrite e úlcera.
Para quem gosta desse sabor apimentado na comida, usar a versão de pimentas batidas, molho ou em pedaços, funciona bem para acelerar o metabolismo.
11. Reduzir a ingestão de carboidratos
Os carboidratos estão presentes em muitos alimentos que são consumidos no dia a dia. Pão francês, massas, arroz, batata e mandioca são os exemplos mais comuns.
O que acontece é que tais substâncias causam o acúmulo de gordura quando não são usadas pelo organismo. Isso provoca a lentidão no metabolismo.
Assim, é preciso reduzir ao máximo o consumo desse tipo de elemento na dieta, optando por frutas, legumes e verduras. Além disso, ingerir alimentos em versões integrais melhora a digestão e contribui para aumentar a taxa metabólica.
12. Dormir bem
O sono está muito relacionado a como o metabolismo se comporta. Noites mal dormidas ou poucas horas de descanso afetam como o organismo processa as substâncias, reduzindo a taxa metabólica.
Assim, fazer todas as dicas deste post e segui-las de boas noites de sono e relaxamento, vão garantir uma boa aceleração no metabolismo.
Outro ponto positivo do sono é que, para quem faz exercícios físicos, as noites funcionam para reparar e preparar o corpo para as próximas atividades. Trazendo mais saúde e qualidade de vida.
13. Praticar exercícios físicos com frequência
Além das atividades físicas de alta intensidade, para manter a estabilidade na forma como o metabolismo queima as calorias, é preciso ter uma rotina de exercícios.
Nesse sentido, a caminhada, a corrida e o ciclismo se destacam como atividades que aceleram bastante o metabolismo. Nas práticas, há muita demanda de oxigênio e sangue, além de muitas calorias para garantir força para o exercício.
Praticar trinta minutos de exercícios físicos, por no mínimo duas vezes por semana, é um bom começo. Para acelerar o metabolismo ainda mais, basta adicionar mais tempo e dias de prática, gradualmente.
Para acelerar o metabolismo de forma consistente e, com isso, perder peso e ganhar mais saúde, basta escolher algumas das dicas deste post. Não é preciso se privar totalmente de alguma refeição ou atividade quando se pratica ações que garantem benefícios ao organismo.
Semprebem.paguemenos.com.br