Geral
Conexão Ciência apresenta a plataforma digital Geoinfo: dados espaciais ao alcance de todos
Compartilhe:
Uma plataforma digital que disponibiliza dados espaciais gerados pela pesquisa científica brasileira para o público em geral de forma democrática e amigável. Essa é a GeoInfo – Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa, lançada em abril deste ano por ocasião do 45º aniversário da Empresa, e tema do programa Conexão Ciência desta semana. Para falar sobre a tecnologia, que se encaixa perfeitamente no conceito de ciência aberta, o programa entrevista a analista da Embrapa Territorial Daniela Maciel, líder do projeto que deu origem à plataforma. Vale lembrar que o Conexão Ciência é uma iniciativa conjunta entre a Embrapa e a TV NBR, do governo federal, e vai ao todas as terças-feiras às 19h15. O programa pode ser assistido também no canal da NBR no YouTube.
Entre os dados reunidos na plataforma Geoinfo, encontram-se mapas que indicam terras de aptidão agrícola, zoneamentos e diagnósticos ambientais, levantamentos de solo, estimativas de degradação de pastagens, emissão de carbono e produção de água, entre muitos outros. Todas essas informações têm potencial para subsidiar ações de planejamento, gestão de recursos e elaboração de políticas públicas de diferentes setores.
Segundo Daniela Maciel, o maior desafio foi organizar os dados gerados pela pesquisa e apresentá-los de forma amigável aos interessados. “Um desafio comum às instituições de pesquisa e desenvolvimento é estruturar e compartilhar esse grande volume produzido de dados e informações geoespaciais de forma eficiente, que potencialize a sua utilização pela sociedade”, explica.
O Geoinfo conta hoje com aproximadamente 300 conjuntos de dados espaciais, quantidade que irá aumentar à medida que novos resultados de pesquisa forem adicionados. A nova plataforma já foi incorporada à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), que unifica bases de informações espaciais produzidas em todo o País e agrega mais de 15 mil registros.
Saiba como sintonizar a NBR na página da EBC Serviços na internet. Assista aqui aos programas anteriores.