Concursos
Concurso Senado: confira provas e atribuições do cargo de Analista!
Compartilhe:
O novo concurso Senado vem passando por importantes movimentações e está cada vez mais próximo de ser realizado.
Recentemente, o certame teve sua comissão formada e os próximos passos serão a escolha da banca organizadora e, por fim, a publicação do edital.
Das 19 vagas imediatas, 10 vagas serão ofertadas ao cargo de Analista, em diversas especialidades.
Para que você se prepare da melhor forma e conquiste sua vaga dos sonhos, confira nesta matéria como foram as provas do último concurso Senado para os Analistas, além das atribuições do cargo:
Provas concurso Senado – cargo Analista
No último certame, realizado em 2011, os candidatos aos cargos de Analista foram avaliados a partir da realização de provas objetivas e provas discursivas. Além disso, na época, houve prova prática para os candidatos da especialidade de Taquigrafia.
Provas objetivas
Consistiu na realização das provas objetivas de múltipla escolha e provas discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Confira no quadro abaixo como foram segmentadas as disciplinas e suas respectivas pontuações:
Foram considerados aprovados os candidatos que alcançaram o mínimo de 50% de aproveitamento do total de pontos de cada prova (P1, P2, P3 e P4).
A Prova Objetiva foi composta de questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma resposta correta.
Prova discursiva
Em relação à prova discursiva, confira no quadro abaixo como foi realizada:
Atribuições dos cargos de Analista – concurso Senado
Confira, a seguir, quais foram as atividades diárias atribuídas aos Analistas, segmentadas por especialidades:
Analista Legislativo – Especialidade: Administração
Ao Analista Legislativo, Área de Apoio Técnico-Administrativo, Especialidade Administração, incumbem atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em graus de maior e mediana complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos sobre administração em geral e organização e métodos.
Analista Legislativo – Especialidade: Arquivologia
Ao Analista Legislativo, Área de Apoio Técnico-Administrativo, Especialidade Arquivologia, incumbem atividades de nível superior relacionadas a planejamento, supervisão, orientação, acompanhamento e execução especializada, em graus de maior ou menor complexidade, das atividades arquivísticas das funções administrativa e legislativa, e execução de outras atividades correlatas.
Analista Legislativo – Especialidade: Assistência Social
Ao Analista Legislativo, Área de Saúde e Assistência Social, Especialidade Assistência Social, incumbem atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, referentes a trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento da comunidade, em seus aspectos sociais.
Analista Legislativo – Especialidade: Contabilidade
Ao Analista Legislativo, Área de Controle Interno, Especialidade Contabilidade, incumbem atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de administração financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise e perícia contábeis.
Analista Legislativo – Especialidade: Enfermagem
Ao Analista Legislativo, Área de Saúde e Assistência Social, Especialidade Enfermagem, incumbem atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos relativos à observação, ao cuidado, à educação sanitária dos doentes, gestantes e acidentados, ao cumprimento das prescrições médicas e aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças.
Analista Legislativo – Especialidade: Informática Legislativa
Ao Analista Legislativo, Área de Tecnologia da Informação, Especialidade Informática Legislativa (Análise de Sistemas), incumbe participar e acompanhar o levantamento e a análise de informações junto às gerências de relacionamento para planejar, desenvolver, homologar e implantar sistemas de informação e bases de dados; executar outras atividades correlatas.
Analista Legislativo – Especialidade: Processo Legislativo
Ao Analista Legislativo, Área de Apoio Técnico ao Processo Legislativo, Especialidade Processo Legislativo, incumbem atividades de nível superior, de natureza pouco repetitiva, envolvendo supervisão, coordenação, orientação e execução de trabalhos legislativos; estudos e assistência técnica na formulação e análise de proposições e outros documentos parlamentares, bem assim de trabalhos de análise, pesquisa e recuperação da informação instrutiva do processo legislativo.
Analista Legislativo – Especialidade: Engenharia
Ao Analista Legislativo, Área de Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico, Especialidade Engenharia, incumbem atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos em geral sobre regiões, zonas, cidades, obras estruturais, transportes, desenvolvimento industrial, preservação e exploração de riquezas minerais, assim como projetos relativos à construção, à fiscalização de obras do Senado Federal e à elaboração de normas para a conservação e reconstituição dos bens do Senado Federal.
Resumo concurso Senado
- Situação: comissão formada
- Banca: a definir
- Vagas: 19 vagas
- Cargos: diversos
- Escolaridade: superior
- Últimos editais: Advogado, Analista, Técnico, Policial Legislativo, Consultor
Direção Concursos