Concursos
Concurso Receita: em meio à greve, pedido de edital tramita
Compartilhe:
A vida do candidato do concurso Receita Federal vira sempre um mix de emoções quando o pedido começa a tramitar e tem movimentações. Recentemente, no início de fevereiro, ele voltou e deu o ar da graça.
Mas, embora tenha passado por diferentes setores nos dias 3 e 4 deste mês, ainda não há nenhum indício de que o aval se aproxima.
Entretanto, são importantes para manter vivo o sonho do edital e para que o processo se mantenha em andamento e passando pelos setores responsáveis. Inclusive, o fisco poderá, em breve, renovar o seu pedido ou fazer uma nova solicitação.
Vale destacar, ainda, que a autorização para a realização do novo concurso ainda pode colaborar para a amenização ou término da greve e paralisação dos servidores do órgão – que reivindicam vários pontos de melhoria.
Servidores reivindicam concurso Receita 2022
Em janeiro, uma assembleia foi realizada e os servidores do órgão se mostraram favoráveis à realização do próximo concurso Receita Federal. O evento ocorreu de 12 a 14 de janeiro.
A informação foi passada publicamente pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), após a Assembleia Nacional. Foram 4.669 auditores fiscais participantes e, desses, 76,18% foram favoráveis ao concurso.
Dessa forma, a realização do novo concurso passará a compor a pauta de reivindicações dos servidores, que realizarão ações para mobilizar os órgãos competentes.
“Ao fim, esta histórica Assembleia Nacional aponta para o fortalecimento desta legítima mobilização dos Auditores-Fiscais, que devem seguir unidos e firmes no cumprimento das deliberações da categoria”, disse o Sindifisco.
O sindicato ainda disse que esta foi a maior assembleia realizada pelo órgão, desde 2017, e também a maior já feita em janeiro.
Aval do concurso Receita foi levado à Guedes
Também em janeiro, o Sindifisco Nacional realizou um encontro com o ministro Paulo Guedes. Um dos principais assuntos, seria a realização do concurso.
De fato, o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, reuniu-se com o chefe da pasta econômica. O concurso Receita Federal, no entanto, não teve espaço para ser tratado.
Um dos motivos foi porque o assunto ainda estava sendo deliberado em assembleia com auditores, por isso, foi pouco comentado no encontro com o ministro.
O presidente do Sindifisco definiu que o encontro com Guedes foi “frustrante”, já que o ministro da Economia não apresentou uma solução para a questão do orçamento, o que, segundo o sindicato, coloca em risco o funcionamento da Receita Federal.
Concurso Receita tem pedido para edital com 699 vagas
De acordo com informações do Sindifisco, o objetivo é que a autorização saia nos próximos meses e o edital em seguida, já que há expectativa de nomear ainda em 2022.
Em 2020, foi confirmado um pedido de concurso com mais de 3 mil vagas. Todavia, em 2021, foi publicado um novo ofício que reajustou a demanda para 699 vagas, sendo elas:
- 230 vagas para auditor-fiscal; e
- 469 vagas para analista-tributário
Este ofício foi direcionado ao Ministério da Economia e, desde então, o pedido já tramitou algumas vezes, mas também esteve parado por muitos meses durante a gestão de Tostes.
Secretário quer nomear servidores da Receita ainda em 2022
Em resposta ao Sindifisco, o novo secretário Julio Cesar, disse que espera receber o aval do Ministério da Economia para a realização do concurso Receita Federal ainda em janeiro. Segundo ele, o desejo é contar com estes servidores ainda em 2022.
Nomear esses servidores ainda em 2022 é de suma importância, segundo Julio Cesar. O Sindifisco, por sua vez, disse que para isso acontecer, o concurso precisaria ser autorizado, aberto e homologado até julho deste ano.
Folha Dirigida