Concursos
Concurso Polícia Civil – RJ 2019: editais abrirão cerca de 1.000 vagas
Compartilhe:
A boa notícia deste começo de ano é que novos concursos serão abertos para a Polícia Civil do Rio de Janeiro! Em julho do ano de 2018 o então governador Luiz Fernando Pezão já havia autorizado a abertura de edital para suprimento de 80 vagas nos cargos de Inspetor de Polícia, Perito Legista, Técnico de Necropsia e Auxiliar de Necropsia.
Mas os editais não devem parar por aí. Na última quarta-feira, 30 de janeiro de 2019, o novo governador Wilson Witzel anunciou que procederá com autorização para o preenchimento de 1.000 vagas. Essa informação foi transmitida durante a assinatura do termo de convocação de 81 oficiais de cartórios, remascentes do último concurso para a classe.
Witzel fez questão de afirmar que a Segurança Pública é uma das prioridades do seu governo. “Sabemos que uma Polícia Civil bem aparelhada e com capacidade de investigação poderá desmobilizar o crime organizado. Além de mais policiais nas ruas, a Secretaria de Administração Penitenciária está fazendo diversas vistorias nas cadeias para apreender celulares e drogas”, concluiu.
O número de vagas já anunciado, contudo, ainda não é capaz de suprir as carências de servidores do setor de Segurança Pública do Estado do Rio. Um informe do site do Sindpol-RJ indica que o déficit de policiais civis no Rio é gigantesco: enquanto a Lei Estadual 699/83 estabelece que o Estado precisa ter pelo menos 23 mil agentes na ativa, a corporação conta, na atualidade, com cerca de 9,3 mil policiais!
Cargos do Concurso Polícia Civil RJ 2019
No total, segundo o novo governador, serão 1.000 vagas, para as ocupações de Delegado, Agente e Perito. Todos estes cargos exigem nível superior de escolaridade.
A Comissão do novo concurso já se reuniu para iniciar os procedimentos necessários à elaboração do edital. Ressalte-se que a proposta deste concurso ainda passará por “estudo de viabilidade financeira”.
Concurso Polícia Civil RJ – Edital anterior
Em 2014, a Polícia Civil realizou concurso para preenchimento de 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial de 3ª Classe – 2014. O salário do cargo era de R$ 4.830,63 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O concurso Polícia Civil 2014 foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Das 100 vagas abertas, 20 foram reservadas para candidatos negros e índios e cinco para pessoas com deficiência. A ocupação exigia curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, entre outros requisitos.
O concurso foi constituído das seguintes etapas de avaliação:
- Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Exame médio, de caráter eliminatório;
- Curso de formação profissional.
A prova de conhecimentos (objetiva) foi aplicada em dezembro daquele ano e o prazo de validade do concurso público foi de um ano, a contar da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação.