Concursos
Concurso PMMG – Soldado QPE: editais ofertam 150 vagas
Compartilhe:
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está realizando novo concurso público regido pelos editais nº 10 e 11/2018. Ao todo, são disponibilizadas 150 vagas para as áreas de Música e da Saúde.
O primeiro edital oferta um total de 60 vagas para o cargo de Soldado do Quadro de Praças Especialistas (Sd QPE/2019), distribuídas entre as categorias de: Técnico de Enfermagem (26), Auxiliar de Farmácia (15), Técnico em Patologia Clínica (09) e Técnico de Saúde Bucal (10). Já o segundo edital oferece 90 vagas no cargo de Soldado do Quadro de Praças Especialistas (Sd QPE/2019) da PMMG, para o quadro de Músicos.
A remuneração básica inicial para o Soldado 2ª Classe da PMMG atual é de R$ 3.506,41. Ambos os editais prevêm ingresso somente para o ano de 2019.
O Curso terá duração de sete meses, com início previsto para Ago/2019 e término em Fev/2020, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares 2 extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Curso funcionará na Escola de Formação de Soldados (EFSd) da Academia de Polícia Militar (APM), sito a rua Dr. Gordiano, nº 123, bairro Prado.
- Prepare-se: Simulados para concursos públicos
São requisitos para ingresso na PMMG:
- Ser brasileiro(a);
- Possuir nível superior de escolaridade;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
- Ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 01 de agosto de 2019;
- Possuir idoneidade moral;
- Ter altura mínima de 1,60m;
- Ter sanidade física e mental;
- Ter aptidão física;
- Ser aprovado em avaliação psicológica;
- Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar;
- Não ter sido demitido da PMMG, de outra instituição militar ou das Forças Armadas;
- Além de possuir formação em nível superior de escolaridade, em qualquer área, deverá possuir o curso técnico compatível com a especialidade que irá concorrer.
As inscrições serão feitas via internet, através do site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs, no período de 19 de novembro a 20 de dezembro de 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$122,95.
O concurso consiste em três fases:
1ª Fase – Provas de Conhecimentos (objetiva e dissertativa);
2ª Fase – Avaliações Psicológicas, Avaliação Física Militar (AFM), Exames de Saúde (preliminares e complementares) e Exame Toxicológico;
3ª Fase – Prova Prática (somente para o edital nº 11/2018).
As provas (objetiva e dissertativa) serão aplicadas na data provável de 24 de fevereiro de 2019, com início previsto para as 08h30min.
O prova objetiva contará com 40 questões que serão distribuídas entre conteúdos de:
- Edital nº 10/2018 – Língua Portuguesa; Matemática; Direitos Humanos; Conhecimentos específicos da especialidade escolhida.
- Edital nº 11/2018 – Língua Portuguesa; Direito Penal; Direito Constitucional; Direito Penal Militar; Estatística; Direitos Humanos; Legislação Extravagante e Teoria Musical.
O presente concurso terá validade de 30 dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data do resultado final/homologação do concurso.
Atribuições específicas dos cargos
Soldado do QPE Músico – Participar de ensaios, gravações e apresentações musicais nas agremiações musicais da PMMG, como executante e/ou solista, proferir palestras, aulas e outras atividades desenvolvidas pela PMMG com participação da atividade musical, participar de programas culturais, sociais e outros inerentes à atividade de músico.
Soldado Técnico de Enfermagem – Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em unidades de saúde, conforme previsto na Lei do Exercício Profissional, excetuadas as atividades privativas do enfermeiro, de forma a prestar assistência direta ao paciente e auxiliar o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência, no cuidado ao paciente em estado grave, na prevenção e na execução de programas de higiene e segurança do trabalho. Trabalhar conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança.
Soldado Auxiliar de Farmácia – Auxiliar e realizar o controle de estoques, distribuição e dispensação de medicamento e produtos de saúde e demais atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica hospitalar e ambulatorial. Auxiliar na manipulação de medicamentos estéreis e não-estéreis. Auxiliar nas tarefas de manutenção das condições higiênico-sanitárias do ambiente de trabalho. Trabalhar conforme as normas e os procedimentos técnicos e legais de boas práticas, qualidade e biossegurança.
Soldado Técnico em Patologia Clínica – Coletar, receber e distribuir material biológico de pacientes e lavagem de materiais. Preparar amostras do material biológico e realizar exames conforme protocolo. Operar equipamentos analíticos e de suporte. Executar, checar, calibrar e fazer manutenção corretiva dos equipamentos. Organizar o local de trabalho. Efetuar registros diversos. Trabalhar conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança.
Soldado Técnico de Saúde Bucal (deverá realizar suas atividades sempre sob supervisão com a presença física do cirurgião-dentista) – participar do treinamento e capacitação de Auxiliar em Saúde Bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde. Participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais. Participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador. Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista. Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista. Supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal. Realizar fotografias e tomadas de uso odontológicos exclusivamente em consultórios odontológicos. Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista. Proceder a limpeza e a antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares. Remover suturas. Aplicar medidas de biossegurança no 5 armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos. Realizar isolamento do campo operatório. Exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.
Programa de provas do concurso PMMG
Língua Portuguesa e Redação
- Adequação conceitual
- Pertinência, relevância e articulação dos argumentos
- Seleção vocabular
- Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo
- Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas, considerações acerca do léxico em uso, com observância aos critérios de emprego das variedades de língua padrão e não padrão
- Funções da linguagem na comunicação
- Ortografia e acentuação gráfica, conforme o novo acordo ortográfico
- Notações léxicas: divisão silábica, emprego do til e do hífen
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Emprego dos pronomes
- Uso das locuções prepositivas
- Crase
- Uso das conjunções
- Emprego dos advérbios
- Figuras de linguagem
- Domínio da expressão escrita (redação)
Direito Penal
- Princípios Constitucionais do Direito Penal
- Da aplicação da lei penal
- Do crime – Tentativa e consumação; Dolo e culpa; Excludentes de ilicitude e culpabilidade
- Da imputabilidade penal
- Das espécies de pena
- Infração penal: espécies
- Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal
- Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade
- Imputabilidade penal
- Concurso de pessoas
- Das Penas
- Crimes contra a pessoa
- Crimes contra o patrimônio
- Crimes contra a administração pública
Direto Constitucional
- Dos princípios fundamentais
- Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos)
- Da organização do Estado (organização político-administrativa, União, Estados Federados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios)
- Da organização dos poderes (poder legislativo, poder executivo, poder judiciário)
- Da defesa do Estado e das Instituições Democráticas (estado de defesa e estado de sítio, Forças Armadas, segurança pública)
- Da administração pública
Direito Penal Militar
- Aplicação da lei penal militar
- Do Crime
- Concurso de agentes
- Das penas principais
- Das Penas acessórias
- Ação penal
- Extinção da punibilidade
- Dos crimes militares em tempo de paz
- Dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar
- Dos crimes contra o serviço e o dever militar
- Dos crimes contra a Administração Militar
Direitos Humanos
- Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU, em 10 de dezembro de 1948 (comum a todos os candidatos)
- Convenção Americana Sobre Direitos Humanos. (Assinada na Conferência Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, San José, Costa Rica, em 22 de novembro de 1969)
- Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 1º, 3º ao 17, 197 ao 232 (comum a todos os candidatos)
- Lei nº 9.459, de 10 de março de 1997, define os crimes de preconceito de raça e de cor (comum a todos os candidatos)
- Lei nº 9.455, de 07 de abril de 1997, define os crimes de tortura e dá outras providências (comum a todos os candidatos)
- Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999, estabelece normas para a organização e a manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e a testemunhas ameaçadas: Art. 1º ao 15
- Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, Estatuto do Idoso, Art. 1º ao 10, 15 ao 25, 33 ao 42 e 95 ao 118. 8.
- Lei Estadual nº 14.170, de 15 de janeiro de 2002, determina a imposição de sanções a pessoa jurídica por ato discriminatório praticado contra pessoa em virtude de sua orientação sexual
- Decreto nº 43.683, de 10 de dezembro de 2003, regulamenta a Lei Estadual nº 14.170 de 15/01/2002
- Lei nº 13.104, de 09 de março de 2015, altera o art. 121 do Decreto-Lei no 2.848, de 07 de dezembro de 1940 – Código Penal, para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, e o art. 1º da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, para incluir o feminicídio no rol dos crimes hediondos
- Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, Art. 1º ao 26
Legislação Extravagante
- Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03)
- Crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor (Lei nº 7.716/89)
- Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90)
- Juizados Especiais Criminais (Lei nº 9.099/95 e 10.259/2001)
- Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei nº 11.343/06)
- Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais – Lei Estadual 14.310/2002
- Lei nº 4.898, de 09 de dezembro de 1965, Regula o Direito de Representação e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal, nos casos de abuso de autoridade
- Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, dispõe sobre os crimes hediondos
- Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher: Art. 1º ao 7º, 10 ao 12, 22 ao 24 e 34 ao 45
Estatística
- Visão Conceitual Básica (População ou Universo; Amostragem x Amostra; Experimento Aleatório; Amostragem Aleatória; Método Estatístico)
- Tipos de Variáveis (Variável Quantitativa; Variável Qualitativa)
- Normas de Apresentação Tabular (Modelo de uma Tabela; Séries/Tabelas Estatísticas; Tipos de Séries Estatísticas; Estudo elementar de uma série temporal; Cálculo percentual; As variações percentuais)
- Medidas de Tendência Central (Média Aritmética, simples e ponderada; Propriedades da Média Aritmética; Vantagens da Média Aritmética; Desvantagens da Média Aritmética; Média Típica; Média Atípica; Mediana; Moda)
- Análise e Interpretação Matemática de Gráficos Estatísticos (Gráfico de Colunas; Gráfico Pictórico; Gráfico de Setores; Gráfico de Linhas)
Teoria Musical
- Compasso
- Acento Métrico e Síncope
- Alterações
- Intervalos
- Série Harmônica
- Enarmonia
- Ornamentos
- Quiálteras
- Abreviaturas
- Tom Vizinho
Matemática
- Conjuntos numéricos (operações básicas, propriedades, múltiplos e divisores, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e radicais)
- Polinômios (operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão)
- Produtos notáveis
- Equações do 1º e 2º graus
- Inequações do 1º e 2º graus
- Sistemas de equações do 1º e 2º graus
- Sistema legal de unidade de medida
- Razões e proporções
- Grandezas diretas e inversamente proporcionais
- Regra de três simples e composta
- Funções
- Função polinomial do 1º grau
- Função polinomial do 2º grau
- Função exponencial
- Função Logarítimica
- Probabilidade
- Matemática financeira
- Estatística básica
Conhecimentos Específicos – Técnico de Enfermagem
Legislação e normas: Lei n° 2604 de 17/09/1955 que regula o exercício da enfermagem profissional; Lei n° 7498 de 25/06/1986 que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem e dá outras providências; Decreto COFEN n° 94406 de 08/06/1987 que regulamenta a Lei n° 25/06/1986; Código de Ética de Profissionais de Enfermagem aprovado pela Resolução COFEN n° 564 de 06/11/2017.
Epidemiologia e Saúde: Conceito sobre saúde e doença; História natural das doenças e níveis de prevenção; Doenças infecciosas e modo de transmissão; Doenças não infecciosas; Vigilância epidemiológica (conceito, objetivo, aplicações, doenças de notificação compulsória); Imunoprofilaxia; Vigilância sanitária; Noções de controle de infecção hospitalar; Segurança do paciente.
Saúde ambiental – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: Conceitos básicos; Classificação dos resíduos de serviços de saúde; Etapas do manejo dos resíduos de serviços de saúde; Resíduos especiais; Coleta seletiva e reciclagem.
Noções de anatomia e fisiologia humana – Sistema cardiovascular; Sistema respiratório; Sistema hematológico; Sistema gastrointestinal; Sistema endócrino; Sistema geniturinário; Sistema reprodutor; Sistema imunológico; Sistema tegumentar; Sistema neurológico; Sistema musculoesquelético.
Acolhimento e Humanização na Assistência à Saúde – Política Nacional de Humanização; Princípios da bioética do cuidado.
Centro de Material e Esterilização – Classificação de artigos médico-hospitalares (críticos, não críticos e semicríticos); Conceitos básicos de limpeza, desinfecção e esterilização; Esterilização por métodos físicos, químicos-líquidos e a baixa temperatura; Controle de esterilização e desinfecção; Preparo e embalagem dos materiais e prazo de validade de esterilização; Teste de validação de processos de esterilização (biológicos, integrados e químicos).
Assistência de enfermagem em pediatria – Anatomia e fisiologia em pediatria; Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de agravos cardiovasculares, respiratórios, neurológicos, gastrointestinais e renais; Suporte básico de vida em pediatria; Terapia farmacológica e cuidados na administração de medicamentos.
Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico – Cuidados de enfermagem no pré, trans e pós operatório; Principais complicações do pós anestésico; Cuidados de enfermagem na sala de recuperação pós anestésica.
Assistência de enfermagem ao paciente crítico e/ou em situações de urgência e emergência – Monitorização cardíaca, hemodinâmica e oximétrica não invasiva e invasiva: conceitos, valores de normalidade, cuidados de enfermagem com a instalação, manutenção e mensuração de dados; Cuidados com paciente em ventilação mecânica; Noções básicas de eletrocardiografia; Balanço Hídrico; Terapia farmacológica e cálculo de medicações; Suporte básico de vida.
Assistência de enfermagem ao paciente clínico – Monitorização dos sinais vitais: pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, temperatura axilar (cuidados durante a mensuração e valores de normalidade); Cuidados na administração de medicamentos e soluções por via oral, intramuscular, endovenosa, subcutânea, retal, otológica, ocular, inalatória: efeitos esperados e adversos; Cuidados com a administração de oxigenoterapia: principais dispositivos utilizados, fração inspirada de oxigênio para cada um deles; Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, endócrinas, neurológicas, psiquiátricas, hematológicas e gastrointestinais; Prevenção de lesões por pressão: conceito, classificação, fatores etiológicos e cuidados de enfermagem (prevenção e tratamento); Cuidados de enfermagem na administração de hemocomponentes. Principais reações transfusionais: cuidados e intervenções; Assistência de enfermagem na nutrição enteral e parenteral: métodos de administração, complicações e cuidados e enfermagem.
Conhecimentos Específicos – Auxiliar de Farmácia
- Farmácia Hospitalar: conceitos, objetivos, organização, farmácias satélites, estrutura e fluxo de uma prescrição médica hospitalar, organização hospitalar (conceitos, classificação dos hospitais, hospitais públicos e privados, serviços hospitalares técnicos)
- Assistência Farmacêutica Hospitalar: noções de seleção, programação, aquisição, armazenamento, controle de estoque, sistema de distribuição e dispensação, garantia da qualidade de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Noções de uso e monitoramento de medicamentos
- Farmacologia: noções de farmacologia (conceitos básicos, classificação dos fármacos, vias de administração), noções de: farmacocinética, farmacodinâmica e princípios da terapêutica
- Farmacotécnica: definições, noções básicas de formas farmacêuticas sólidas, líquidas e semissólidas. Formas farmacêuticas para administração tópica, parenteral e enteral, incluindo formas farmacêuticas para administração cutânea, ocular, nasal e auricular
- Manipulação de medicamentos estéreis e não estéreis em Farmácia Hospitalar. Boas práticas de manipulação de medicamentos para uso humano em farmácias. Boas práticas de manipulação de 48 produtos estéreis em farmácias. Boas práticas para preparação de dose unitária e unitarização de doses de medicamento em serviços de saúde. Boas práticas de preparação de terapia antineoplásica
- Cálculos aplicados à Farmácia Hospitalar: Fundamentos de cálculos farmacêuticos, interpretação de prescrições médicas, porcentagem, razão de concentração, expressões de concentração, cálculo de dose, medidas de potência, cálculos de infusões intravenosas, cálculos de diluição e concentração, soluções de eletrólitos, fator de correção, sistemas de medidas e de massa e equivalência de doses
- Gestão de riscos sanitários e segurança do paciente. Definições. Segurança do paciente nos serviços de saúde. Erro de medicação. Protocolos básicos de segurança do paciente, com ênfase em segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Noções de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
- Regulação e regulamentação sanitária em serviços de saúde no âmbito da ANVISA. Definições. Boas práticas de funcionamento de serviços de saúde. Política nacional de medicamentos. Noções de vigilância sanitária de medicamentos, correlatos, saneantes e outros produtos de saúde. Noções sobre rastreamento de medicamentos
- Regulamento técnico para medicamentos genéricos, similares e referência: conceitos e critérios para prescrição e dispensação
- Medicamentos sujeitos a controle especial: Portaria 344/98
- Prevenção e controle de infecção relacionada à assistência a saúde e uso racional de antimicrobianos. Definições. Noções sobre as principais causas de infecções hospitalares. Higienização das mãos: prevenção e controle de infecção hospitalar. Precauções, isolamento e medidas de prevenção de infeções relacionadas a assistência à saúde. Noções de uso racional de antimicrobianos: importância do controle do uso de antimicrobianos nos hospitais, causas e consequências do seu uso irracional.
Conhecimentos Específicos para a Especialidade de Técnico em Patologia Clínica
- Fundamentos de análises clínicas: Vidrarias e sua utilização. Microscópio óptico e sua utilização. Esterilização de materiais de uso no laboratório
- Técnicas de coleta de materiais biológicos: sangue venoso e arterial, urina, fezes e secreções. Causas pré-analíticas de variações dos resultados de exames laboratoriais
- Soluções: conceitos, preparação e cálculos de diluição
- Bioquímica: Métodos analíticos de diagnóstico: dosagens enzimáticas, cinéticas, colorimétricas, quimioluminescência, floculação, nefelometria. Noções do equilíbrio acidobásico e hidroeletrolítico. Avaliação da função renal, hepática, pancreática e cardíaca. Carboidratos, lípideos e dislipidemias. Dosagens de analitos em urina, líquidos corporais e soro
- Imunologia e Hormônios: Noções básicas da resposta imune: antígenos e anticorpos (imunoglobulinas). Interpretação laboratorial de exames das doenças infecciosas (Sífilis, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) e das hepatites virais (marcadores de hepatites). Interpretação laboratorial dos hormônios (TSH, T3, T4, beta HCG). Reações de precipitação e aglutinação, ensaios imunoenzimáticos, imunocromatográficos, quimioluminescência
- Bacteriologia: Morfologia e estrutura da célula bacteriana. Métodos de coloração (Gram e ZiehlNeelsen), suas aplicações e interpretação. Plantio primário e meios de cultura. Estudos das principais bactérias Gram positivas e Gram negativas. Provas bioquímicas. Exame micológico direto e tinta Nanquim (técnica e interpretação). Leitura e interpretação de teste de sensibilidade a antimicrobianos (Kirby-Bauer e Concentração Inibitória Mínima)
- Hematologia e coagulação: Preparo e coloração de esfregaços sanguíneos: May-Grunwald-Giemsa,Azul de cresil brilhante. Interpretação do hemograma. Distribuição celular no sangue periférico. Eritrograma, índices hematimétricos. Alterações de cor, tamanho, formato e estrutura dos eritrócitos. Alterações morfológicas em neutrófilos. Contagem de plaquetas, contagem diferencial de leucócitos. Contagem de reticulócitos. Coagulograma. Princípios de testes de coagulação: tempo de tromboplastina ativada, tempo/atividade de protrombina. Velocidade de hemossedimentação
- Parasitologia: Parasitoses humanas de interesse médico. Métodos aplicados no diagnóstico parasitológico pelo exame de fezes: técnica, conservação, interferentes e suas limitações
- Urinálise: Urina rotina: Avaliação físico-química da urina, pesquisa de elementos anormais e sedimentoscopia
- Líquidos corporais: conservação e manuseio de amostras. Citologia e citometria. Câmara de Newbauer. Citocentrifugação
- Conceitos fundamentais de estatística Laboratorial: Controles de Qualidade Interno e Externo. Métodos de aplicação e análise de dados utilizados na área laboratorial (Gráficos de Levey-Jennings, Regras de Westgard). Exatidão, precisão, sensibilidade e especificidade
- Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: Definições de termos técnicos segundo a RDC ANVISA Nº222/2018. Responsabilidades. Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Manejo de resíduos de serviços de saúde e segurança ocupacional
- Requisitos para funcionamento de laboratórios clínicos: Definições de termos técnicos segundo a RDC ANVISA Nº302/2005. Condições gerais para funcionamento. Processos operacionais. Registros. Garantia e controle da qualidade.
Conhecimentos Específicos para a Especialidade de Técnico em Saúde Bucal
- Conhecimentos da função de Técnico em Saúde Bucal
- Noções de epidemiologia em saúde bucal: cárie dentária, doença periodontal e câncer bucal
- Medidas de controle da placa bacteriana, cárie e doença periodontal
- Cárie dentária (conceito, etiologia, evolução e medidas de prevenção)
- Flúor (composição e aplicação; fluorose)
- Doença periodontal (conceito, etiologia, evolução e medidas de prevenção)
- Procedimentos básicos de periodontia: polimento coronário e raspagem supragengival
- Câncer bucal: epidemiologia, fatores de risco, prevenção e controle do câncer bucal
- Educação em saúde bucal: orientação e promoção de saúde bucal; prevenção das doenças bucais
- Técnicas de higiene bucal: controle mecânico do biofilme dental
- Noções de anatomia bucal e dental; notação dentária e odontograma
- Conhecimento de instrumentos e equipamentos utilizados na prática odontológica
- Materiais dentários: indicação, proporção, manipulação e inserção
- Medidas de proteção individual e uso do equipamento de proteção individual
- Isolamento do campo operatório
- Doenças transmissíveis na prática odontológica
- Biossegurança, ergonomia, princípios do trabalho a quatro mãos
- Prevenção e controle de riscos de infecção na prática odontológica
- Noções de arquivos específicos da odontologia: prontuário odontológico do paciente
- Conservação e manutenção de equipamentos e instrumentais odontológicos
- Processamento e esterilização de materiais odontológicos, limpeza e desinfecção do consultório odontológico
- Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde
- Noções básicas de guarda, controle de estoque e validade de materiais
- E?tica profissional
Prova Prática Instrumental II
- Flauta/Flautim: J. S. BACH. Sonata em Mi bemol Maior
- Clarinete: ROSE. Estudo nº 2 do método 32 studies para Clarinete
- Saxofone: MULE, Marcel. 48 études d’aprés Ferling. Estudo nº 1. Ed. Alphonse Leduc
- Trompa: FRANZ STRAUSS. Noturno
- Trompete: J. HAYDN. 2º movimento do concerto para trompete em Mi bemol maior e orquestra (Obs. poderá ser executada com o trompete afinado em SIB com a devida transposição da peça musical)
- Trombone de vara: FERDINAND David. 1º movimento do concertino para trombone e orquestra op. 4;
- Bombardino/Euphonium: JAMES Curnow. Rapsódia para Euphonium
- Tuba/Contrabaixo de sopro: ART Dedrick. A Touch of Tuba
- Bateria Americana: RICK Latham. Advanced Funk Studies, Solo #10 pagina 48 e 49 do método