Concursos
Concurso Indea MT 2022: contrato com organizadora é assinado
Compartilhe:
O Estado do Mato Grosso está prestes a efetivar a realização de um novo concurso público com a publicação do edital do Instituto de Defesa Agropecuária, o Indea. Após ser anunciada, a banca organizadora teve seu contrato assinado.
O novo concurso Indea MT será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) , que foi confirmado esta semana.
O extrato do contrato entre o instituto e a banca foi divulgado no Diário Oficial do estado e indica que a assinatura aconteceu na última quarta, 23, confirmando uma vigência de 24 meses, ou seja, dois anos.
O próximo passo será a divulgação do edital de abertura em todos os canais oficiais. Isso deve acontecer assim que o cronograma for montado e finalizado. Ainda não há uma data definida, mas não deve demorar, haja vista os trâmites estão bem avançados.
Último concurso Indea MT deve ser referência
Ainda não há muitas informações a respeito do novo concurso do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado, que não publica edital há mais de dez anos. Mas, estima-se que o edital anterior seja a melhor referência para quem deseja antecipar os estudos.
Bom, pelo menos a estrutura deve permanecer a mesma. Mas, muita coisa pode ser alterada ou atualizada. Para se ter ideia, o último concurso ocorrer em 2009 e contou com oportunidades em diversos cargos.
As oportunidades foram para agente fiscal estadual de defesa agropecuário e florestal I e II, fiscal de defesa agropecuário florestal, analista administrativo de defesa agropecuária florestal.
O concurso Indea MT de 2009 teve como banca organizadora a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Funemat). Veja a seguir mais detalhes dos cargos!
Requisitos e salários do último concurso Indea MT
Candidatos com escolaridade do ensino médio completo puderam se candidatar aos cargos de agente fiscal estadual de defesa agropecuário e florestal I e II. As remunerações eram de R$1.165,12 para jornada de 40 horas por semana.
A carreira de fiscal de defesa agropecuária florestal ofereceu vagas para engenheiro agrônomo, médico veterinário. Para se candidatar era preciso ter nível superior na área e registro no Conselho Regional da categoria.
Já para analista administrativo da defesa agropecuária florestal, as vagas eram para advogado e analista de sistema, funções que também se destinaram a graduados. Os ganhos eram de R$2.731,50.
O concurso Indea-MT foi composto por provas objetivas. Os candidatos aos cargos de nível médio foram submetidos a 50 questões, enquanto os concorrentes de nível superior, a 60. As perguntas foram distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia do Mato Grosso e Conhecimentos Específicos.
Concurso Indea MT: comissão foi formada em 2021
Em novembro de 2021, a comissão organizador foi anunciada publicamente e deu andamento aos preparativos do novo concurso Indea MT. O grupo é composto por vários membros.
A portaria contendo os servidores da comissão foi publicada no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, sendo eles:
Presidente
- Ronaldo de Assis Medeiros, Matrícula 109787, Engenheiro Agrônomo, Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal, INDEA/MT.
Membros
- Luiz Gustavo Tarraf Caran, Matrícula 126608, Advogado do DETRAN, Diretor de Administração Sistêmica, INDEA/MT;
- João Marcelo Brandini Nespoli, Matrícula 79640, Médico Veterinário, Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal, INDEA/MT;
- Fabio Cândido da Rosa, Matrícula 110062, Técnico em Agropecuária, Agente Fiscal de Defesa Agropecuária e Florestal I, INDEA/ MT;
- Isabel Cristina Melon de Souza Neves, Matrícula 203879, Analista Administrativa da Área Meio, SEPLAG/MT;
- Adriana Aparecida de Queiroz Rezende, Matrícula 96568, Profissional Técnico de Nível Médio em Serviços de Saúde do SUS – Gerente de Recrutamento e Seleção, SEPLAG/MT.
Vale lembrar que, no mês de agosto de 2018, uma comissão organizadora chegou a ser formada para realizar o concurso Indea MT. Entretanto, os preparativos não avançaram e o edital não foi publicado. Por esse motivo fez-se necessário montar um novo grupo.
O objetivo do novo concurso é ajudar a amenizar um déficit que já era grande há três anos. Atualmente, deve estar ainda maior.
Folha Dirigida