Concursos
Concurso IBGE abre mais 6,7 mil vagas para o Censo 2022
Compartilhe:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com mais um certame aberto. O concurso IBGE possui 6.765 vagas de caráter temporário para quem tem nível fundamental ou médio. As oportunidades são para o Censo Demográfico de 2022.
Vale lembrar que o Censo deveria ter siso realizado em 2020. Contudo, por conta da pandemia, o governo federal adiou o levantamento para 2021. Na sequência, a pesquisa não foi feita por falta de verbas. Assim, o Supremo Tribunal Federal determinou a realização do Censo Demográfico no ano de 2022.
Lotações das vagas do concurso IBGE
De acordo com o edital divulgado pelo IBGE, as vagas do concurso serão para os seguintes estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Alagoas;
- Bahia;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Santa Catarina;
- Tocantins.
Concurso IBGE: distribuição de vagas e remunerações
Ao todo, o concurso IBGE contará com 6.514 vagas para Recenseador, sendo exigido o ensino fundamental completo. Ainda serão ofertadas 251 vagas são para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), ambas exigindo nível médio.
De acordo com o edital, haverá reserva de oportunidades para quem for Pessoa com Deficiência (PcD) e para Pessoas Pretas ou pardas (PPP). Isto posto, confira as remunerações serão as seguintes:
- Agente Censitário Municipal (ACM): R$ 2.100,00;
- Agente Censitário Supervisor (ACS): R$ 1.700,00;
- Recenseador: remuneração irá variar conforme o desempenho do profissional. O site do IBGE possui uma ferramenta que permite que a pessoa realize uma simulação e saiba quanto vai ganhar.
Além das remunerações, os candidatos que forem aprovados no concurso IBGE ainda terão direito a benefícios como férias e 13º salário proporcionais. Além disso, estão previstos direito ao auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar.
A jornada de trabalho mínima do Recenseador é de 25 horas semanais. Por outro lado, o Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) devem trabalhar por 40 horas na semana.
Concurso IBGE: como será a seleção e inscrição
As inscrições do concurso IBGE estão abertas e podem ser feitas até 29 de agosto de 2022, somente em dias úteis. Os registros são gratuitos e presenciais, devendo ser feitos em um dos endereços listados no Anexo I do edital.
Uma prova de títulos será aplicada para determinar a classificação dos candidatos. Os cargos de ACM e ACS concorrerão juntos, sendo que os primeiros colocados irão para a vaga de ACM e quem passar na sequência se tornará ACS. Confira os critérios e pontuações de avaliação:
- Ensino fundamental completo: 1 ponto;
- Ensino médio incompleto: 3 pontos;
- Ensino médio completo: 5 pontos;
- Curso de graduação incompleto: 7 pontos;
- Curso de graduação completo: 10 pontos.
No máximo, a pessoa pode ter nota de 10 pontos. Se houver empate, haverá prioridade para o candidato com 60 anos de idade ou mais. Em seguida, quem irá se beneficiar é a pessoa que cumpriu o papel de jurado para a Justiça. Por fim, haverá desempate priorizando para quem for mais velho.
Vale lembrar que o edital está disponível no site do IBGE. Em casos de dúvidas ou problemas de inscrição, recomenda-se que o interessado entre em contato com o instituto pelo e-mail psscenso2022@ibge.gov.br.
Concursos no Brasil