Concursos
Concurso FAB – Curso de Formação de Sargentos
Compartilhe:
Concurso FAB – Força Aérea Brasileira vai preencher 279 vagas para o Curso de Formação de Sargentos (CFS), a ser realizado no segundo semestre de 2019. As oportunidades são de nível médio e para 14 diferentes áreas.
Vagas
As vagas serão distribuídas entre as seguintes áreas: Comunicações (14), Foto Inteligência (8), Guarda e Segurança (30), Eletricidade e Instrumentos (18), Estrutura e Pintura (8), Meteorologia (8), Suprimento (12), Informações Aeronáuticas (8), Bombeiro (18), Cartografia (6), Desenho (5), Eletromecânica (10), Metalurgia (6) e Controle de Tráfego Aéreo (128).
As vagas são para ambos os sexos e para participar do curso de formação de sargentos o candidato precisa ter de 17 a 24 anos até o dia 31 de dezembro de 2019 e possuir nível médio completo.
Inscrições
As inscrições serão realizadas de 12 de agosto a 10 de setembro através do site http://ingresso.eear.aer.mil.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00
Provas
Este processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.
As provas escritas serão realizadas no dia 25 de novembro de 2018, a partir das 09 horas, nas cidades de Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Boa Vista – RR, Brasília – DF, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Manaus – AM, Natal – RN, Porto Velho – RO, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, Santa Maria – RS, São José dos Campos – SP e São Paulo – SP.
A prova objetiva será composta por questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física e terá duração de quatro horas. Cada disciplina valerá 10 pontos, sendo considerados aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 5 pontos em cada uma delas.
O curso de formação
Os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso FAB deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que fica na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.
Este curso tem duração de dois anos e durante ele, o militar recebe uma remuneração no valor de R$ 1.010,00, mais auxílio financeiro, assistência médica e odontológica, alojamento e alimentação.
Quando formados, o aluno é promovido a Terceiro-Sargento.
Validade
O prazo de validade do concurso FAB denominado EA CFS 2/2019 se encerra cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da concentração final.
Edital
No site da aeronáutica está disponível o manual do exame de admissão, com todas as informações sobre o curso de formação de sargento. No edital você encontrará informações complementares, como atribuições para cada uma das funções, cronograma de cada etapa, conteúdo programático das provas escritas e demais formulários.
A FAB
A FAB – Força Aérea Brasileira é uma das forças armadas do Brasil e está subordinada ao Ministério da Defesa. A instituição foi fundada em 1941 e tem como patrono Alberto Santos Dumont. O lema da FAB é “asas que protegem o país”.
A FAB é a maior força aérea da América Latina e lutou na segunda guerra mundial com os aliados na Europa.
Dicas de inglês para as provas FAB: formação de palavras – sufixos, prefixos e marcadores discursivos
O estudo da formação de palavras – a morfologia – se faz necessário para a compreensão estrutural da língua inglesa. Afinal de contas, é preciso conhecermos a categoria gramatical que cada palavra receberá ao ser modificada a partir da utilização de sufixos ou prefixos.
Além disso, sabemos que para a criação de frases em inglês devemos dominar o conhecimento acerca dos marcadores discursivos, aqueles que fazem o papel de ligar uma oração a outra.
Um detalhe interessante é ambos os fenômenos linguísticos acontecem também na língua portuguesa. Isto significa que não é tão complicado assim de aprender. Vamos lá!
Prefixos
Quando uma palavra recebe um prefixo, normalmente no início da frase, é inserido dessa forma para que ocorra a modificação na palavra raiz, dando um novo sentido. Vários são os prefixos em inglês, assim como variadas são as suas interpretações. Por exemplo:
Negação
Os prefixos negativos têm a intenção de exprimir sentido contrário e negativo e são empregados em adjetivos, verbos e substantivos abstratos.
Un-: unhappy, uncomfortable, unable, unholy
In-: indifferent, inconvenient, incorrect, immortal
Dis-: disagree, dislike, disobey, disappear
Non-: nonsense, non-fiction, non-scientific, non-stop
A-: abnormal, anarchy, atheist, assymetry
Pejorativo
É utilizado em substantivos, verbos, adjetivos com a intenção de exprimir atos que foram realizados, mas não acabaram como se deveria; expressam também ‘erro’, imitação e falsidade. São exemplos:
Mis-: misunderstood, mistreat, misfire, misjudge
Mal-: malfunction, maldistribution, malnutrition, malpratice
Excesso ou falta
Prefixos assim são utilizados para representar grau e tamanho, ou seja, supervalorizar ou diminuir.
Over-sleep, mini-skirt, out-size, super-natural
Sufixo
Os sufixos são inseridos no final da frase e também tem a função de modificar o significado inicial da palavra. Eles ajudam a formar outra palavra gramaticalmente diferente, seja nominal, verbal ou adverbial. Aprenderemos os mais utilizados, significando qualidade, quantidade e pertencimento:
Less- “menos” ou “sem”
– homeless, powerless, useless, careless
Ness – dá o sentido de qualidade e estado aos adjetivos
– darkness, clearness, happiness, weakness
Ful – “cheio de”
– hopeful, useful, meaningful, greatful
Hood – pertencimento a algo ou alguém
– neighborhood, brotherhood, boyhood, childhood
Marcadores de Discurso
Ao produzir um texto na Língua Portuguesa, utilizamos de marcadores do discurso, termos que têm como função conectar, ligar as ideias no texto para que assim tenha coesão em sua estrutura. Mas se formos pensar no Inglês, essa formação de frases com uso dos marcadores é diferente?
A resposta é não! O Inglês também faz uso desses elementos para proporcionar ao usuário da língua uma produção textual organizada e com maior clareza.
É importante saber o que eles significam na oração. Os mais utilizados são os de adição, contraste, causa/consequência, tempo, exemplificação, conclusão e comparação:
Adição: and, besides, also, too, as well
Peter is a photographer and also writes books.
Contraste: but, however, although, still
I’d like to go but I’m too busy now.
Causa/Consequência: so, since, because, so that
I was feeling hungry, so I made myself a sandwich
Tempo/Sequência cronológica: when, before, after, first, second
Zimmerman changed his name after he left Germany.
Exemplificação: for example, such as, like, that is
That sum of money is to cover costs such as travel and accommodation.
Conclusão: in conclusion, finally, in short, so
In conclusion, Parliament has significantly contributed to improving this proposal.
Ênfase: in fact, actually, indeed, as a matter of fact;
Actually, on second thoughts, I think he was wrong.
Comparação: same as, just as, similarly, in the same way
The cost of living in the city is more expensive, but salaries are supposed to be similarly higher.
Importante saber que esses são alguns exemplos de como identificar esses formadores de palavras. Mas a lista é extensa e, conforme o interesse, pode se expandir.