Concursos
Concurso EMBRAPA: 268 vagas previstas; até R$ 11 mil
Compartilhe:
Um novo concurso EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) não é realizado há 14 anos, mas a presidente da instituição, Silvia Massruhá, trouxe boas notícias para quem aguardava pelo certame.
Em entrevista ao G1, a superintendente afirmou que foram autorizadas 890 vagas efetivas. Elas serão escalonadas nos editais dos próximos anos (2024, 2025, 2026 e 2027).
A ideia, então, é de ofertar ao menos 268 postos já no próximo concurso EMBRAPA, sendo que a abertura de inscrições está prevista para ocorrer durante o primeiro semestre de 2024.
Por sua vez, a instituição disponibilizará as oportunidades do ano que vem para as carreiras de Pesquisador, Técnico e Analista. As remunerações iniciais, dependendo dos cargos, podem chegar ao valor de R$ 11 mil.
Em nossa matéria, você confere todos os detalhes preliminares a respeito do novo concurso EMBRAPA, como situação atual do certame, vagas previstas, requisitos para ingressar na disputa e conteúdo que pode ser cobrado nas provas.
Concurso EMBRAPA: situação atual
A presidente do EMBRAPA, Silvia Massruhá, confirmou a realização do novo concurso no dia 9 de agosto de 2023. De acordo com ela, a seleção já foi autorizada devido ao déficit atual de servidores.
O último concurso EMBRAPA ocorreu em 2014, mas a instituição continuou convocando aprovados que estavam em cadastro reserva até o fim da vigência do edital. Isso quer dizer que o quadro de pessoal não é suprido há cerca de 10 anos, mais ou menos.
Aliás, a empresa pública passou por um programa de demissão em 2019 daqueles profissionais que estavam prestes a se aposentador, o que agravou ainda mais o cenário. O concurso EMBRAPA chega em um momento oportuno para a instituição.
Entramos em contato com a assessoria do órgão para obter mais informações. Em resposta ao Concursos no Brasil, a instituição informou que o certame realmente foi aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
No entanto, ainda falta a oficialização por parte do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Confira o posicionamento da EMBRAPA na íntegra:
Dessa maneira, ainda existem algumas etapas a serem concluídas antes do lançamento do próximo edital de abertura. A instituição já designou uma comissão técnica para organizar todos os procedimentos preliminares, como estudos internos sobre a recomposição de servidores.
Feito isso, ainda será necessário esperar pela oficialização do concurso EMBRAPA pelo MPO e, depois, contratar a banca organizadora. Após a escolha da empresa, ela terá que elaborar e divulgar o edital com o cronograma de inscrições e provas, estando previsto para o primeiro semestre de 2024.
Concurso EMBRAPA poderá ter mais vagas do que o esperado
Apesar de Massruhá confirmar o quantitativo de 890 vagas a serem distribuídas nos editais dos próximos anos, é possível que a instituição oferte ainda mais oportunidades. Isso porque o estudo sobre o impacto orçamentário prevê a contratação de 1.126 profissionais.
Ou seja, o EMBRAPA pode garantir vagas em cadastro reserva no edital para além das oportunidades que têm caráter imediato.
Limite no quadro de pessoal da EMBRAPA e servidores atualmente ativos
Vale ressaltar que, em 2021, o então Ministério da Economia definiu o limite no quantitativo de servidores da EMPRAPA. De acordo com a portaria SEST/SEDDMME de nº 8.698/2021, o quadro ficou fixado em 8.934 vagas, sendo:
- 8.893 do quadro permanente; e
- 41 do quadro temporário de anistiados.
Isso quer dizer que a EMBRAPA não pode ultrapassar este limite de servidores em seu quadro de pessoal. Para fins de controle, a portaria do Ministério da Economia informou que serão os considerados os seguintes empregados:
- Efetivos admitidos por concurso público;
- Efetivos admitidos sem concurso público antes de 5.10.1988;
- Que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas;
- Que estão cedidos ou disponibilizados para outros órgãos ou entidades;
- Cedidos ou requeridos de outros órgãos ou entidades;
- Anistiados com base na Lei nº 8.878, de 11.5.1994;
- Readmitidos e reintegrados;
- Contratados por prazo determinado (temporários);
- Empregados ou servidores movimentados para compor força de trabalho conforme disposto no art. 93, § 7º, da Lei nº 8.112/90;
- Com contrato de trabalho interrompido ou suspenso, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.
De acordo com o Portal da Transparência, o EMBRAPA conta atualmente com cerca de 7,8 mil servidores ativos.
Concurso EMBRAPA: sobre os cargos confirmados
O próximo concurso EMBRAPA deverá ofertar pelo menos 268 vagas efetivas em 2024. De acordo com informações preliminares, os candidatos poderão se inscrever para Técnico, Analista e Pesquisador. Todas as carreiras contam inúmeras especialidades, além de classes (A e B).
Por exemplo, o cargo de Técnico tem especialidades em Ciências Contábeis, Jurídica e outras. Os requisitos e atribuições específicas, dessa maneira, dependem das especialidades que entrarão na disputa.
Vale reforçar que a EMBRAPA ainda não divulgou como será a distribuição das vagas. Os detalhes devem ser disponibilizados junto ao edital de abertura, previsto para sair ainda no primeiro semestre de 2024.
Como faz para trabalhar no EMBRAPA?
Além do nível escolar e de ter obtido classificação no concurso EMBRAPA, os candidatos devem cumprir uma série de exigências da instituição, conforme editais anteriores. Veja quais são:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1.º, artigo 12, da Constituição Federal e do Decreto n.º 70.436/72;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da contratação;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou contrato de prestação de serviços acompanhados, quando for o caso, de declaração expedida pelo empregador ou contratante ou declaração do órgão de pessoal, quando se tratar de servidor público civil ou militar;
- A comprovação da experiência, dar-se-á, ainda, por meio de: 7.1. apresentação de declaração de não estar suspenso do exercício profissional e nem ter cumprido sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal. 7.2 apresentação de certidão negativa do respectivo órgão de classe atestando não ter sofrido, no exercício da profissão, penalidade que o impeça de exercer suas atividades;
- Os servidores públicos civis aposentados, militares reformados ou da reserva remunerada da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios poderão participar do presente concurso, devendo, se aprovados, quando da admissão, serem observadas as condições estabelecidas no artigo 1.º da Emenda Constitucional n.º 20, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 1998;
- Será vedada a admissão de ex-empregado da Embrapa dispensado por justa causa ou em decorrência de inquérito administrativo ou exonerado a bem do serviço público;
- Caso o candidato não queira tomar posse na data de sua convocação, este perderá o direito às vagas de provimento.
Concurso EMBRAPA: requisitos e atribuições
A EMBRAPA ainda não confirmou quais serão os requisitos e atribuições específicas das carreiras, mas é possível ter uma noção com base no editais anteriores. Confira!
Técnico de Nível Superior – Concurso EMBRAPA (diversas especialidades)
- Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na especialidade escolhida, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Se for o caso, registro no conselho de classe correspondente e experiência mínima de um ano na área, após a graduação;
- Atribuições: para a especialidade de Ciências Contábeis, por exemplo, os profissionais devem gerenciar, coordenar e executar atividades orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e de custos; realizar auditoria contábil e financeira; orientar e supervisionar auxiliares; interagir com profissionais da área nas Unidades de Pesquisa, assessorando-os em suas atividades de planejamento orçamentário e financeiro; elaborar e analisar balancetes, demonstrativos de contas e conciliações bancárias, observando a legislação, os regulamentos e as normas; analisar e periciar atos e fatos de gerência orçamentária, financeira e patrimonial; elaborar normas, relatórios e emitir pareceres; interpretar e aplicar a legislação econômico-fiscal, tributária e financeira; coordenar e executar atividades referentes à elaboração, à revisão e ao acompanhamento de programação orçamentária e financeira anual e plurianual da Embrapa; acompanhar a gestão dos recursos públicos na Empresa.
Analista – Concurso EMBRAPA (diversas especialidades)
- Requisitos: diploma devidamente registrado de conclusão de curso na especialidade pretendida, com a possibilidade ser ser cobrado o registro no conselho de classe e até mesmo mestrado. Tudo depende da área/especialidade escolhida pelo candidato;
- Atribuições para a classe A: gerenciar, coordenar, avaliar e participar de projetos e subprojetos de suporte à pesquisa e desenvolvimento; administrar, analisar, executar, orientar e assessorar e desenvolver estudos estratégicos em processos, projetos e subprojetos nas áreas de laboratórios e campos experimentais, suprimento, manutenção e serviços, gestão de pessoas, orçamento e finanças, gestão da informação, transferência de tecnologia e comunicação empresarial, direito e auditoria e gestão estratégica. Principais Atribuições e Responsabilidades: Negociar prazos e recursos, no âmbito da organização e junto a outras instituições, para o desenvolvimento de projetos que gerencia; Estabelecer contatos dentro e fora da organização, visando a obtenção das condições e recursos necessários ao alcance dos resultados esperados pelos processos e projetos sob sua liderança; Participar da definição e estabelecimento de parâmetros e práticas de apuração e análise de resultados da região em que atua que ucléi os processos decisórios da empresa; Propor estratégias para a sua área de atuação frente aos cenários interno e externo; Fornecer subsídios para a análise de tendências e cenários do mercado para a organização e para a região, no que tange a sua área de especialização; Interagir com equipes internas e externas visando estabelecer parcerias; Desenvolver soluções tecnicamente viáveis para a organização, a partir de um conhecimento profundo de sua especialidade e geral do negócio, analisando e avaliando impactos; Elaborar e publicar trabalhos técnicos ou científicos em nível nacional e internacional; Sistematizar conhecimentos obtidos dentro e fora da organização, interagindo com profissionais mais especializados, clientes, fornecedores, parceiros ou agentes da sociedade; Realizar apresentações, palestras e outras atividades de socialização do conhecimento extra-organização (clientes, fornecedores, parceiros e agentes da sociedade), sobre assuntos ligados à sua especialidade e/ou aos projetos que coordena; e Solucionar problemas técnicos inéditos de natureza multidisciplinar, que envolvam variáveis complexas e pouco estruturadas, aplicando criativamente seus conhecimentos e considerando seus impactos no restante da organização; Desenvolver e racionalizar projetos e processos sob sua responsabilidade, pesquisando tendências de inovação na área.
Pesquisador – Concurso EMBRAPA (diversas especialidades)
- Requisitos: além de graduação a nível superior na especialidade pretendida, outros aspectos também podem ser exigidos, como mestrado ou doutorado. As informações atualizadas vão ser descritas no novo edital de abertura do concurso EMBRAPA;
- Atribuições para a classe A: Elaborar, executar, coordenar e avaliar programas, projetos e subprojetos de pesquisa e desenvolvimento, relacionados a atividade fim da Empresa. Principais Atribuições e Responsabilidades: Planejar e desenvolver projetos de P&D de caráter multidisciplinar e interinstitucional, visando a geração e obtenção de conhecimento informações técnico-científicas que contribuam para produtividade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuária; Elaborar e publicar trabalhos científicos em nível nacional e internacional; Negociar prazos e recursos, no âmbito da organização e junto a agentes da sociedade, para o desenvolvimento de projetos que coordena; Responder pelo cumprimento de prazos e alcance dos objetivos dos projetos, programas e ações que coordena, avaliando tendências e monitorando fatores internos e externos; Planejar, controlar e administrar o desenvolvimento e implementação de programas/projetos de grande porte e ações interinstitucionais, avaliando e monitorando fatores que possam interferir nos resultados, recursos e cumprimento de prazos; Analisar dados, documentos e informações relacionadas às suas atividades, avaliando seus impactos e inter-relacionamentos com as demais atividades/processos de sua área; Conduzir tecnicamente projetos de natureza multidisciplinar que envolvam a participação de profissionais de outras áreas da organização e parceiros; Conduzir equipes em projetos sob sua responsabilidade, cujos impactos interferem diretamente nos resultados da organização como um todo; Conduzir projetos que visem o alinhamento da organização aos padrões de atuação existentes no mercado e à evolução da organização no cenário do agronegócio; Analisar, no âmbito da sua atuação, o cenário das tecnologias aplicáveis ao agronegócio e suas tendências, de forma a subsidiar as tomadas de decisões de sua organização; Mobilizar esforços, clarificar idéias e buscar a coesão e o comprometimento da equipe interinstitucional em que está envolvido, considerando as diferenças culturais e individuais, os interesses e a relação com outros trabalhos realizados pela organização; Compartilhar seu conhecimento e experiência na elaboração e condução de projetos multidisciplinares; Realizar apresentações e palestras extraorganização (clientes, fornecedores e aos diversos agentes da sociedade), sobre assuntos relacionados à sua área de atuação; Analisar a viabilidade e o custo-benefício de alternativas disponíveis (na empresa e no mercado) sugerindo aos gestores da organização diretrizes de encaminhamento e priorização de atividades; Solucionar problemas inéditos e multidisciplinares, que envolvam variáveis complexas e pouco estruturadas, aplicando criativamente seus conhecimentos e considerando seus impactos nos agentes relevantes da sociedade; Obter soluções para situações complexas nos projetos sob sua responsabilidade; Identificar e analisar problemas, propor soluções, estabelecer planos de ações e acompanhar a sua implementação em programas/projetos de grande porte interinstitucionais.
Concurso EMBRAPA: remunerações e jornadas
As jornadas são geralmente de 40 horas semanais, conforme editais anteriores do concurso EMBRAPA. Já as remunerações foram atualizadas ainda em 2019 e, até o momento, não houve mudança nos valores.
É possível que o próximo certame já traga os ganhos atualizados com base no ano de 2024, por isso use as informações apenas como referência. Confira, abaixo, os valores atuais que os servidores recebem ao entrar na instituição:
- Técnico (diversas especialidades): R$ 4.790,41;
- Analista (diversas especialidades): R$ 9.415,06;
- Pesquisador (diversas especialidades): R$ 11.047,22.
Está curioso para saber como funciona a progressão salarial na EMBRAPA? Também trouxemos as tabelas em detalhes para você consultar!
Tabela remuneratória completa para Técnico
Tabela remuneratória completa para Analista
Tabela remuneratória completa para Pesquisador
Concurso EMBRAPA: benefícios
Além dos ganhos iniciais, os servidores aprovados via concurso EMBRAPA têm direito aos seguintes benefícios:
- Assistência Médica;
- Seguro de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais;
- Auxílio para Transporte;
- Seguridade Social: consiste na contribuição da Embrapa à CERES – Fundação de Seguridade Social, em contrapartida à do empregado, para suplementação das prestações previdenciárias, respeitados os regulamentos e legislação aplicáveis;
- Auxílio Alimentação/Refeição;
- Auxílio para filho com deficiência mental sem limite de idade;
- Adicional por Tempo de Serviço: valor mensal correspondente a 5% do salário-base, concedido aos empregados ocupantes de cargos de provimento efetivo a partir do quinto ano completo de serviço na Embrapa, limitado a sete quinquênios;
- Adicional de Titularidade – valor mensal de caráter não cumulativo, correspondente a 7,5% , 15% ou 30% do salário-base, concedidos aos detentores de pós-graduação “Lato Sensu”, Mestrado e Doutorado, respectivamente, que estejam enquadrados em cargos de provimento efetivos cujo requisito de escolaridade seja o curso superior.
Concurso EMBRAPA: lotação
A empresa pública ainda não confirmou quais serão as cidades contempladas com as novas vagas. No entanto, vale frisar que o último concurso EMBRAPA ofertou oportunidades para todas as regiões do país, sem exceção.
Mais detalhes serão divulgados em breve.
Último concurso EMBRAPA
O último concurso EMBRAPA foi realizado em 2009 pelo Instituto Cetro, com a oferta de 680 vagas imediatas e em cadastro reserva para as carreiras de Analista, Pesquisador e Assistente (diversas especialidades). Ao todo, houve a contratação de 1,2 mil pessoas.
A taxa de inscrição variou entre R$ 30,00 e R$ 110,00, dependendo do nível de escolaridade exigido e da classe (A ou B). Por sua vez, era possível se isentar do valor caso os interessados fossem membros de família com baixa renda e estivessem inscritos no CadÚnico.
Etapas do concurso EMBRAPA
Em 2009, o concurso EMBRAPA foi composto por diversas etapas classificatórias:
- Prova Objetiva com valor máximo de 100 pontos;
- Prova Discursiva sobre os Conhecimentos Específicos previstos no conteúdo programático. Valor máximo de 100 pontos;
- Prova de Inglês: tradução e versão de dois textos, Valor máximo de 100 pontos;
- Prova Oral com valor máximo de 100 pontos; e
- Avaliação de Títulos de caráter apenas classificatório com valor máximo de 75 pontos.
O que cai nas provas do concurso EMBRAPA?
As disciplinas e demais regras variaram conforme a carreira e a classe:
Conteúdo programático do concurso EMBRAPA
Como informamos anteriormente, as disciplinas variaram bastante conforme o cargo pretendido no último concurso EMBRAPA. A título de exemplo, apresentamos abaixo todos os itens que caíram para a carreira de Pesquisador Classe A – Gestão da Inovação – Gestão de Transferência de Tecnologia.
Todos os demais conteúdos programáticos constam no edital de abertura da época.
Língua Portuguesa no concurso EMBRAPA
- Interpretação de texto;
- Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado;
- Ortografia;
- Pontuação;
- Acentuação;
- Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações);
- Concordâncias verbal e nominal;
- Regências verbal e nominal;
- Crase;
- Figuras de sintaxe;
- Vícios de linguagem;
- Equivalência e transformação de estruturas;
- Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa);
- Processos de coordenação e subordinação;
- Sintaxe;
- Morfologia;
- Estrutura e formação das palavras;
- Discursos direto, indireto e indireto livre;
- Processos de coordenação e subordinação;
- Colocação pronominal;
- Equivalência e transformação de estrutura.
Metodologia de Pesquisa no concurso EMBRAPA
- Conhecimento científico e outras classes de conhecimento. Ciências formais e factuais; ciências físicas e sociais;
- Ciências básicas e aplicadas; abordagens mecanicistas e holísticas;
- Problemas de construção do conhecimento científico: teoria e empiria, lógica e evidência, razão e intuição, causalidade, objetividade, neutralidade, linearidade, observação e sentidos, especificidade e generalidade do conhecimento, falsificabilidade, predição e controle, paradigmas e mudanças, realismo e relativismo;
- Abrangências da explicação cientifica: descrições, correlações, teorias, modelos, sistemas, emergentismo, reducionismo, holismo;
- O modelo clássico da pesquisa: o problema e a sua identificação, conceitos, fundamentação teórica, indução, dedução, hipóteses e plano de prova, suporte bibliográfico, delineamento da pesquisa, princípios do planejamento de ensaios experimentais, métodos e técnicas, variáveis e constantes, evidências e interpretação, resultados e ucléicoss, redação de relatórios;
- O papel dos ensaios comparativos. Tendências recentes de concepção da pesquisa: pesquisação, pesquisa participativa, pesquisa sistêmica, holismo, paradigma ecológico, feminismo, perspectivas emergentes;
- O projeto de pesquisa aplicada no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária: finalidade, justificativa, objetivos, metas, procedimentos, cronograma e recursos, evidências e resultados e as conexões satisfatórias entres as partes;
- Lógica dos procedimentos da pesquisa: uso de dados secundários, experimentação, amostragem, observação naturalista, qualidade, quantidade, mensuração, escalas, uso de estatística;
- Casualização e controle de erro;
- Problemas especiais da pesquisa aplicada: identificação de problemas de pesquisa, escolhas de prioridades, o papel da teoria e da criatividade, fidedignidade e validez, recursos, protótipos e tecnologias, uso dos resultados;
- Relatório, protótipos, meios de disseminação dos resultados, usos de meios eletrônicos para coleta, documentação e difusão de informações na pesquisa científica.
Plano Diretor da EMBRAPA
- V Plano Diretor da Embrapa (2008 – 2011 – 2023).
Conhecimentos Específicos no concurso EMBRAPA
- Noções de processos de inovação tecnológica;
- Principais Leis e Tratados Internacionais que regem a Propriedade Intelectual: Aspectos Comerciais Relacionados a Direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS) – Decreto nº. 1.355 de 30/12/94, artigos 27 a 31;
- Convenção de Paris: Princípios básicos – Direito de Prioridade, Independência das Patentes e Tratamento Nacional;
- Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes – PCT: Princípios e sistemática;
- Tratado de Budapeste – Importância nas invenções biotecnológicas;
- Tratado da União Internacional para Proteção de Obtenções Vegetais – UPOV para a proteção de novas Variedades de Plantas;
- Principais Leis e Atos Normativos sobre Propriedade Intelectual no Brasil para o propósito específico: Patentes: Lei nº. 9.279/96 e Ato Normativo 127 – Requisitos básicos de patenteabilidade;
- Proteção das criações técnicas na área de biotecnologia, importância do depósito de material biológico;
- Documentos que compõem o pedido de patente;
- Tramitação do pedido de patente até a concessão do privilégio;
- Direitos do proprietário da patente. Proteção de Cultivares (Lei de Proteção de Cultivares nº. 9.456/97 de 25/04/97): Requisitos básicos para a concessão de proteção de nova cultivar;
- Direitos do proprietário da nova cultivar. Proteção de Programas de Computador (Lei de Programa de Computador nº. 9.609/98, Decreto nº. 2556, de 20/04/1998, Resolução nº. 58, de 14/07/98): requisitos básicos para a concessão da proteção, importância do registro e documentos que o compõem;
- Proteção de Circuitos Integrados: requisitos básicos para a concessão da proteção, importância do registro e documentos que o compõem;
- Proteção de marcas: requisitos básicos para a concessão da proteção, importância do registro e documentos que o compõem;
- Noções de gestão de negócios tecnológicos: (i) termos de sigilo; (ii) contratos de cooperação técnica, (iii) contratos de transferência de tecnologia; e (iv) gestão de contratos.
Sobre a EMBRAPA
A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tendo sido criada em 1973 com o objetivo de desenvolver a base tecnológica para um modelo de agricultura e pecuária de caráter tropical.
Concursos no Brasil