Concursos
Concurso Câmara de Porto Velho – RO 2018
Compartilhe:
A Câmara de Porto Velho, no estado de Rondônia, publicou o edital nº 01/2018 que preencherá 15 vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior. O concurso Câmara de Porto Velho – RO será realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE.
Vagas
- Cargos de nível médio e técnico: Oficial de Diligência, Taquígrafo, Técnico Administrativo, Técnico de Áudio e Vídeo, Técnico Legislativo e Tradutor e Intérprete de Libras;
- Cargos de nível superior: Analista Jurídico, Analista de Tecnologia e Informática, Analista Legislativo, Auditor de Controle Interno (com graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Economia), Auditor de Controle Interno, Contador e Procurador.
A jornada de trabalho semanal será de 40 horas e a remuneração será de:
- R$ 2.200,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 4.200,00 para Analista Jurídico, Analista de Tecnologia e Informática e Analista Legislativo;
- R$ 6.149,22 para Auditor de Controle Interno, Contador e Procurador.
Inscrições
As inscrições serão realizadas apenas via internet, através do endereço eletrônico www.ibade.org.br e durante o período de inscrição, que vai de 10 de outubro a 13 de novembro de 2018.
Será possível se inscrever para mais de um cargo, visto que as provas para os cargos de nível médio serão realizadas no turno da manhã e as provas para os candidatos de nível superior serão realizadas no turno da tarde.
O valor da taxa de inscrição será de:
- R$ 60,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 80,00 para Analista de Tecnologia, Analista Jurídico e Analista Legislativo;
- R$ 90,00 para Auditor de Controle Interno, Contador e Procurador.
Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos doadores de sangue e aqueles membros de família de baixa renda, desde que inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Provas
O concurso Câmara de Porto Velho – RO será composto por prova objetiva para todos os cargos, por prova discursiva para o cargo de Procurador e por prova prática para os cargos de Taquígrafo e Tradutor e Intérprete de Libras. A prova objetiva e discursiva será realizada na data provável de 16 de dezembro de 2018.
Para realizar as provas, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de uma hora portando documento oficial e original de identificação e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
O tempo total para realização das provas será de 04h30 para Procurador e de 03h30 para os demais cargos.
A prova objetiva valerá 100 pontos e será composta por 50 questões. Nesta prova serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, História e Geografia de Rondônia, Informática Básica (exceto para Analista de Tecnologia e Informática), Ética e Conduta na Administração Pública e Conhecimentos Específicos.
Serão aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 50 pontos e que não zerarem nenhuma das disciplinas da prova.
A prova dissertativa, exclusiva para Procurador, será realizada junto com a prova objetiva. Esta prova valerá 20 pontos, sendo aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 10 pontos.
Na prova dissertativa, serão avaliados os seguintes critérios:
- Formal: domínio da norma culta da língua, situação comunicativa adequada ao texto, pontuação, ortografia, concordância, regência, uso adequado de pronomes, emprego de tempos e modos verbais;
- Textual: respeito à estrutura da tipologia textual solicitada, unidade lógica e coerência das ideias, uso adequado de conectivos e elementos anafóricos, observância da estrutura sintático-semântica dos períodos;
- Técnico: compreensão da proposta, seleção e organização de argumentos, progressão temática, demonstração de conhecimento relativo ao assunto específico tratado na questão, concisão, clareza, redundância, circularidade, apropriação produtiva, autoral e coerente do recorte temático.
A prova prática será aplicada apenas aos profissionais que ficarem em uma classificação de até 20 vezes o número de vagas para seu cargo.
Na prova prática para Tradutor e Intérprete de Libras, será levado em conta os seguintes critérios de avaliação:
- Fluência em Libras: vocabulário, classificadores, gramática, uso do espaço e expressão facial e corporal;
- Improvisação/Criatividade;
- Didática/Metodologia de ensino: contextualização do tema;
- Domínio do conteúdo: conhecimento do conteúdo e utilização adequada do tempo.
Na prova prática para Taquígrafo, os candidatos irão fazer o apanhamento taquigráfico de um texto ditado que terá duração de cinco minutos e o candidato deverá executar em uma velocidade de 80 a 90 minutos por palavra.
Validade
O prazo de validade do concurso Câmara de Porto Velho – RO é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
Edital
Para mais informações sobre o concurso Câmara de Porto Velho, consulte o edital publicado na página 98 do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, em sua edição nº 2309 de 08 de outubro de 2018.
Atribuições dos cargos
Analista de Tecnologia e Informática:
- Projetar sistemas;
- Atuar com análise, levantamento de requisitos, regras de negócio, mapeamento de processos e modelagem de dados;
- Documentação das rotinas e processos;
- Trabalhar com desenvolvimento em .NET, entre outras tecnologias;
- Atuar com orientação a objetos, UML e padrões de projetos;
- Acompanhar e buscar melhoria para os sistemas em desenvolvimento;
- Desenvolvimento de pequenos sistemas;
- Desenvolver sistemas utilizando a Microsoft Visual Basic 6;
- Analisar organizações provedoras de serviços de TI;
- Atuar em processos de suporte, de desempenho de aplicações, de qualidade em engenharia de software e de testes de sistemas.
Analista Jurídico:
- Auxiliar o Procurador Geral e Controlador Geral e respectivos adjuntos, na execução da atividade do setor de atuação;
Analista Legislativo:
- Supervisão, coordenação, orientação e execução de trabalhos legislativos;
- Estudos e assistência técnica na formulação e análise de proposições e outros documentos parlamentares;
- Análise, pesquisa e recuperação da informação instrutiva do processo legislativo.
Auditor de Controle Interno:
- Promover auditorias internas periódicas levantando os desvios, falhas e irregularidades;
- Recomendar medidas corretivas aplicáveis;
- Revisar e orientar a adequação da estrutura administrativa do Poder Legislativo;
- Examinar as fases de execução da despesa, inclusive verificando a regularidade das licitações e contratos.
Contador:
- Controlar todo ativo permanente;
- Elaborar demonstrações contábeis;
- Aplicar as leis e normas específicas do setor;
- Elaborar e analisar plano de contas;
- Elaborar demonstrações financeiras, relatórios de gestão e prestações de contas.
Oficial de Diligência:
- Receber, registrar, controlar e entregar documentos e mensagens dentro e fora da Câmara Municipal de Porto Velho;
- Dirigir veículos leves em serviços urbanos.
Procurador:
- Representar judicialmente e extrajudicialmente a Câmara Municipal;
- Atividades de consultoria e assessoramento à presidência, à mesa diretora, parlamentares e ao diretor geral.
Taquígrafo:
- Registrar de forma taquigráfica o teor dos pronunciamentos ocorridos no plenário da Câmara Municipal;
- Transcrever os taquigramas e digitar, para fins de conclusão do pronunciamento.
Técnico Administrativo:
- Realizar trabalhos administrativos da instituição nas áreas de recursos humanos, finanças, acadêmicas, logística e de administração geral;
- Atender ao público interno e externo;
- Elaborar documentos administrativos, tais como oficio, informação ou pareceres técnicos, memorandos, atas;
- Secretariar as unidades;
- Proceder a tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais assuntos administrativos;
- Colaborar levantamentos de dados e informações;
- Efetuar registro, preenchimento de fichas, cadastro, formulários, requisições de materiais, quadros e outros similares;
- Elaborar gráficos, fichas, roteiros, manuais de serviços, boletins e formulários;
- Arquivar documentos e microfilmes.
Técnico de Áudio e Vídeo:
- Realizar trabalhos de transmissão e captação de imagem e som, operando equipamentos de áudio e vídeo;
- Trabalhar com elementos e equipamentos de projeção de slides e retroprojeção, de aparelhos do tipo geradores de caracteres, de efeitos especiais e de computação gráfica, captar ângulos de luz e adequação de som, fazer montagens de imagens captadas, eliminando partes desnecessárias;
- Auxiliar na organização de arquivos, envio e recebimento de documentos, pertinentes a sua área de atuação;
- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação.
Técnico Legislativo:
- Redigir e revisar atas, proposições, ofícios, pareceres, exposições de motivos, memorandos, portarias, atos, instruções, ordens de serviço, circulares, cartas e demais expedientes;
- Elaborar e conservar informações, fichários e arquivos;
- Lavrar atas das sessões e dos trabalhos das comissões;
- Organizar a biblioteca da Câmara;
- Providenciar a reprodução de textos de proposições e outros documentos solicitados;
- Elaboração de redação final de proposições que receberem emendas;
- Revisar pronunciamentos e proposições legislativas.
Tradutor e Intérprete de LIBRAS
- Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
- Interpretar, em LIBRAS, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior;
- Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;
- Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.