Concursos
Concurso BRB 2019: Edital e Inscrição
Compartilhe:
Concurseiros que lutam para conseguir uma vaga na área bancária podem ter mais esperanças! O Banco de Brasília (BRB) anunciou aos interessados da abertura de inscrições para o concurso n.º 1/CP-29. O edital passou por retificações, as quais devem ser conferidas pelos candidatos.
O intuito da seletiva nova é preencher 100 vagas e cadastro para o emprego de Escriturário. O Banco também está com edital para Advogado e outros empregos de nível superior.
Os contratados por meio do concurso BRB 2019 irão atuar em jornadas de 30 horas semanais. A remuneração inicial é de R$ 3.204,26.
Além da remuneração, como parte dos atrativos da carreira, haverá vantagens como:
– Participação nos lucros e nos resultados;
– Possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar;
– Auxílio Refeição/Alimentação;
– Auxílio Cesta/Alimentação.
Requisitos e cotas
Para concorrer ao cargo, é necessário ter ensino médio completo.
Ficam reservadas 20% das vagas a serem preenchidas por pessoas com deficiência.
Inscrição
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.iades.com.br.
O período de participação vai das 8h do dia 9 de junho às 22h do dia 15 de julho de 2019.
Após a conclusão da inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 56,00, até o dia descrito no edital.
Poderão requerer a isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrarem nas seguintes condições:
- Doadores de sangue a instituições públicas de saúde e beneficiários de programa social de complementação ou suplementação de renda instituído pelo Governo do Distrito Federal.
- Eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal que tenham prestado serviço no período eleitoral visando à preparação, execução e à apuração de eleições oficiais.
Também fica reduzido em 50% o valor da taxa de inscrição para os cadastrados nos bancos de dados oficiais como possíveis doadores de medula óssea.
Provas
O concurso BRB 2019, por sua vez, consistirá de prova objetiva e de prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Na data provável de 18 de agosto de 2019 serão realizadas as provas objetivas e discursivas.
Os candidatos deverão participar das provas no turno da tarde, com a duração de quatro horas.
É preciso lembrar que os locais e horários de aplicação das provas serão divulgados no site do IADES.
Validade
Válido inicialmente por um ano, o concurso BRB 2019 pode vir a ser prorrogado, se for do interesse do Banco.
Estude para as provas BRB: o que é Compliance
Uma das formas de gestão empresarial mais relevante no mundo dos negócios é o Compliance, a conhecida cultura anticorrupção.
A corrupção tem sido assunto frequente na mídia há algum tempo, tanto no que se refere ao contexto brasileiro, quanto internacional. Esse mal está presente em diversos segmentos, principalmente no econômico.
Além disso, diversas empresas e governos têm sua imagem e reputação totalmente fragilizadas por envolvimento em atos corruptos.
Nesse contexto, a melhor postura que uma empresa pode adotar é o compliance, o qual deve estar presente no cotidiano da mesma, independente do seu porte.
O compliance tem por objetivo gerar valor à empresa e assegurar a sua sobrevivência no mercado. Tal pratica surge como impacto positivo, principalmente financeiro, pois previne prejuízos causados por:
– Ausência de normas;
– Falta de ferramentas de prevenção;
– Falhas na gestão;
– Falta de um sistema de informações.
Conceito
O conceito de compliance tem origem na língua inglesa, especificamente no verbo “to comply”, que significa estar de acordo com regras.
O compliance então tem correlação direta com a conduta que a empresa adota ante as normas que a ela são cabíveis.
De forma resumida, o conceito de compliance pode ser: estar atento e em conformidade com os instrumentos legais pertinentes ao negócio. Sendo assim, o conceito de compliance abrange: regras, políticas, controles internos e controles externos.
A partir do momento em que a empresa encontra-se adequada ao compliance, todas as atividades que ela exerce estarão em conformidade com as regras a ela aplicáveis.
Para que seja efetivamente aplicado, todos devem estar alinhados ao compliance, incluindo todos os seus fornecedores.
Suporte da alta administração
O suporte da alta administração tem importante função na cultura do compliance, pois deve ser o principal suporte no sistema.
Um erro muito comum é a empresa adotar um sistema anticorrupção, mas que não vale para as pessoas que ocupam os cargos mais relevantes da empresa.
Código de conduta
Após aderir o sistema compliance na empresa, é de suma importância que seja elaborado um código de conduta empresarial.
Tal documento deve estabelecer regras e valores empresariais, assim como deve ser de conhecimento e prática de todos os envolvidos no negócio.
Controles internos
No compliance os controles internos são fundamentais, pois garantem que a empresa consiga superar seus obstáculos sem a ajuda de terceiros.
A empresa deve estabelecer um cronograma de controle interno, que deve ser realizado por no mínimo uma vez por mês.
Treinamento
Para que toda a empresa esteja alinhada com seus objetivos, é importante que os envolvidos passem por treinamentos. Além dos assuntos inerentes a empresa em si, os treinamentos também envolvem o desempenho profissional.
Comunicação
Contudo, outro aspecto fundamental do compliance é a comunicação da empresa, a qual deve ocorrer de forma contínua e estratégica. A comunicação envolve: setores, colaboradores, administração, fornecedores e demais envolvidos no mesmo ambiente.