Convergência. Não apenas de mídias, mas de ideias e propósitos que desaguem na qualidade do jornalismo voltado à cobertura do Agronegócio, no Brasil e fora dele. Com o firme intuito de congregar jornalistas por formação, influencers e demais comunicadores dedicados ao setor, nasce em São Paulo (SP) a Associação Brasileira dos Comunicadores do Agro (Comunicagro). A entidade passa agora pelo devido processo jurídico da sua fundação, a cargo do departamento Jurídico, também já instituído.
Já na primeira reunião, na noite da última quarta-feira, 18, a tecnologia se mostrou importante aliada. As conversas entre os comunicadores foram transmitidas por meio de videoconferência. Pulverizados nos estados do Pará (Parauapebas), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Goiás (Goiânia), São Paulo (Jaguariúna/Ribeirão Preto), Paraná (Apucarana), Minas Gerais (Botelhos), eles discutiram e avaliaram o início dos trabalhos da entidade.
Durante a reunião, a diretoria da ABCAgro – embrião da Comunicagro – tomou a decisão de alterar o nome da entidade para Associação Brasileira dos Comunicadores do Agro (Comunicagro). Também foi definido o logotipo da instituição, Comunic@gro, que passa a integrar todas as peças e campanhas da Comunicagro, inclusive no Portal de Notícias, já em desenvolvimento pelo setor de Tecnologia da Informação. Ainda durante o encontro virtual da diretoria ficou acertado o início das providências quanto ao registro da Ata de criação da entidade e ao CNPJ, bem como a definição da sede da Comunicagro, em São Paulo (Capital).
Os integrantes da diretoria também discutiram a elaboração do Regimento Interno e trataram de temas alusivos à adesão dos novos associados, bem como o valor da mensalidade – ainda não definido – e os principais objetivos da Comunicagro, que são valorizar os profissionais da área e oferecer apoio jurídico e social. Em breve, a entidade divulga todas as decisões tomadas.
É o que esclarece o jornalista paraense Lima Rodrigues, 60, do programa Conexão Rural, da Rede TV de Parauapebas (PA), e colunista do jornal O Progresso, de Imperatriz (MA), escolhido sexta-feira, 13, presidente da Comunicagro. O anúncio foi feito ainda na mineira Silvianópolis, por ocasião do encerramento do 14º Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio. A entidade surge, como ressalta o presidente eleito, para envidar esforços em prol dos comunicadores, bem como integrar e fortalecer os profissionais de comunicação do Agro em todo o País. Além de jornalistas por formação, a Comunicagro vai congregar profissionais das mídias digitais. Adesões à Associação já podem ser solicitadas por meio dos telefones (94) 99222-7140 ou 98116-4301 (WhatsApp).
“Muito obrigado, amigos do agro, pela indicação tão honrosa. Estamos juntos e com certeza a Comunicagro será uma grande entidade em defesa dos profissionais do setor”, afirmou Lima. O presidente acredita que a união de esforços pode redundar em fortalecimento da categoria, bem como melhoria da qualidade do jornalismo agro no Brasil.
Para Lima Rodrigues, a comunicação é fundamental para divulgar qualquer segmento e no agronegócio há muita informação produzida por competentes jornalistas, repórteres, apresentadores, locutores, radialistas, influenciadores e blogueiros. “Enfim, muita gente fazendo bonito no seu dia a dia. Mas esse pessoal não tem uma entidade que os represente à altura, daí a importância da criação da Comunicagro.”
O presidente da Comunicagro continua a reflexão, reconhecendo que “sabemos que existem outros grupos de jornalistas do agro que vêm se organizando via Facebook já há algum tempo ou mesmo entidades regionais. Mas a nossa ideia é não dividir os comunicadores do setor, e sim unir todos na medida do possível. E termos uma Associação Brasileira dos Comunicadores do Agro forte, pujante, respeitada e atuando com responsabilidade, ética e profissionalismo, além de proporcionar apoio jurídico e social aos seus associados”.
Nas palavras do presidente, para além do mero associativismo, a Comunicagro já nasce com a maturidade necessária e esperada pelo Agro brasileiro, em todos os setores, desde a principal commodity – no caso, a soja – às cadeias produtivas e de distribuição. Ele também pondera que o Agro nacional é atualmente motivo de redobrada atenção, sobretudo por nações que mantêm acordos comerciais com o Brasil. “Um farto celeiro para a atuação responsável, profissional e criteriosa dos nossos comunicadores.”
De início, a Comunicagro será compostas pelos comunicadores Lima Rodrigues, jornalista do programa Conexão Rural da Rede TV de Parauapebas (PA) e jornal O Progresso, de Imperatriz (MA). Como vice-presidente, o jornalista Vicente Delgado, de Cuiabá (MT), que é diretor-executivo do Portal Agronews. E, ainda, o jornalista José Roza da Cunha, para o cargo de diretor Comercial e de Mercado. Ele é de Campo Grande (MS) e ligado ao Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA) – empresa emissora dos canais Canal do Boi e Agro Canal. Como diretor de Relacionamento e Integração, o jornalista Moacir Rodrigues da Cunha Neto, também graduado em gestão da informação e diretor-executivo do Portal Safra – Agribusiness News, de Goiânia (GO).
A Comunicagro também conta, no cargo de diretora técnica de Agronegócio, com a zootecnista Eveline Alves, de Jaguariúna (SP), influenciadora e diretora-executiva do PrioriAgro – canal do YouTube e IGTV. Como primeira Secretária, a jornalista Vânia Marques, diretora-executiva da Folha Agrosul e do Programa É Café, de Botelhos (MG). E, por fim, a diretora Jurídica, Andressa Olah, diretora-executiva do @agrooficial Instagram, de Campinas (SP) e Apucarana (PR).
“Existe muita informação de qualidade sobre o agronegócio brasileiro que a sociedade ainda não tem conhecimento, principalmente o emprego de tecnologias de última geração para tornar a produção vegetal e animal cada dia mais sustentável. Queremos dar a nossa parcela de contribuição e aperfeiçoar a comunicação do setor”, diz o executivo Marcio Peruchi, diretor do Portal CompreRural. Peruchi, que é de Ribeirão Preto (SP), ocupa na Comunicagro o cargo de diretor de Tecnologias. Para o cargo de diretor de Imprensa, foi designado o jornalista Altair Albuquerque, executivo da Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo (SP).
“Sempre acreditei na força do coletivo, ninguém consegue nada sozinho. Como oficial da reserva do Exército brasileiro, aprendi que é preciso juntar forças para se conquistar grandes objetivos. E é justamente isso que a Comunicagro se propõe, transformar a comunicação do agronegócio no Brasil. Sinto-me honrado em fazer parte da fundação de uma entidade que irá representar não somente os colegas jornalistas, mas também esta classe de novos comunicadores digitais. O mundo mudou, a tecnologia nos fez avançar muito e a comunicação do agronegócio precisa estar mais conectada e atuante”, afirma o vice-presidente da Comunicagro, Vicente Delgado.
Mesma opinião tem a advogada Andressa Oláh, administradora do Agrooficial. Para ela, “a criação de uma Associação que engloba os mais variados comunicadores do Agronegócio é visionária, já que alinha a necessidade de informação/comunicação à realidade digital, além de surgir com o potencial de gerar fortalecimento profissional e valorização dos diversos grupos que comunicam o Agro na atualidade.”
(Texto: Moacir Neto)