Saúde
Como saber se houve fecundação e nidação
Compartilhe:
A melhor forma de saber se houve fecundação e nidação é esperando pelos primeiros sintomas de gravidez que surgem algumas semanas após a entrada do espermatozoide no óvulo. No entanto, a fecundação pode gerar sintomas muito sutis como um leve corrimento rosado e algum desconforto abdominal, semelhante a uma cólica menstrual, que podem ser os primeiros sintomas de gravidez.
O que é fecundação
A fecundação humana é o nome que se dá quando um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, durante o período fértil da mulher, dando início a uma gravidez. Também pode ser chamada de concepção e, geralmente, ocorre nas trompas de falópio. Depois de algumas horas, o zigoto, que é o óvulo fecundado, migra para o útero, onde irá se desenvolver, sendo este último processo chamado de nidação. A palavra nidação significa ‘ninho’ e assim que o óvulo fecundado se acomoda no útero, acredita-se que ele encontrou o seu ninho.
Como ocorre a fecundação
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas.
Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero. Já na ausência de espermatozoide, a fecundação não ocorre, ocorrendo então a menstruação.
Em situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado, ocorre uma gestação múltipla e, neste caso, os gêmeos são fraternos. Já os gêmeos idênticos são o resultado da separação de um único óvulo fecundado em duas células independentes.