Saúde
Como melhorar o colesterol HDL
Compartilhe:
Para melhorar o colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, castanhas, amendoim e peixes gordos, como salmão e sardinha.
O colesterol HDL atua retirando moléculas de gordura do sangue, que quando se acumulam podem causar problemas como aterosclerose e infarto. Assim, a recomendação é de que os valores de HDL estejam sempre acima de 40 mg/dL, tanto em homens quanto em mulheres.
O que fazer para aumentar o colesterol bom
Para aumentar a concentração de colesterol HDL no sangue deve-se consumir alimentos ricos em gorduras boas, como:
- Peixes gordos, como salmão, sardinha e atum, pois são ricos em ômega-3;
- Sementes como chia, linhaça e girassol, pois também são fontes naturais de ômega-3, além de serem ricas em fibras;
- Frutas oleaginosas como castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes e amêndoas;
- Abacate e azeite, por serem ricos em gorduras insaturadas, que ajudam o colesterol.
Outra orientação importante é aumentar a atividade física, passando a fazer exercícios pelo menos 3 vezes por semana, pois ela ajuda a controlar o peso, regular a produção de colesterol e estimular a perda de gordura.
Sintomas de colesterol HDL baixo
O colesterol HDL baixo não produz nenhum sintoma como sinal de alerta, mas é possível suspeitar estar com os níveis de colesterol bom baixos caso estejam presentes fatores como: excesso de gordura abdominal, falta de atividade física regular e consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras ruins, como frituras, fast foods, salsichas, biscoito recheado e comida pronta congelada.
Nestes casos, é recomendado ir ao médico e fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol, iniciando um tratamento adequado, caso seja necessário. Em geral, após seguir as recomendações do médico e do nutricionista, após cerca de 3 meses deve-se repetir o exame e os valores de colesterol devem ter baixado ou voltado ao normal.
O que causa o colesterol HDL baixo
O HDL pode pode ficar baixo devido a fatores genéticos que influenciam a sua produção pelo fígado, e devido a maus hábitos de vida, como ser sedentário, ter uma má alimentação, estar acima do peso adequado, ter triglicerídeos altos, fumar e usar medicamentos que alteram a produção hormonal, como os corticoides.
Crianças com colesterol HDL baixo geralmente têm história de doença cardiovascular na família ou estão muito acima do peso, consomem muito açúcar e não praticam nenhuma atividade física. Nesse caso, o exame de sangue para o colesterol deve ser feito a partir dos 2 anos de idade.
Riscos do colesterol HDL baixo
Quando o colesterol bom está baixo, com valores menores que 40 mg/dL, há um aumento do risco de doenças cardiovasculares porque aumenta o risco de acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, interrompendo a passagem normal do sangue e podendo causar problemas como:
- Infarto agudo do miocárdio;
- Trombose venosa profunda;
- Doenças arteriais;
- Acidente vascular cerebral (AVC).
O risco de complicações de HDL baixo é maior em indivíduos que também possuem colesterol LDL e VLDL altos, e quando outros problemas de saúde também estão presentes, como excesso de peso, pressão alta, tabagismo e diabetes. Nestas situações equilibrar os níveis de colesterol é ainda mais necessário.
Assista ao vídeo a seguir e veja alguns exemplos de remédios caseiros para baixar o colesterol: