Conectado por

Saúde

Como identificar o princípio de pneumonia


Compartilhe:

Publicado por

em

O princípio de pneumonia é o nome que se dá quando a pneumonia é diagnosticada ainda no começo e, por isso, a infecção nos pulmões ainda se encontra pouco desenvolvida, sendo mais fácil de tratar e tendo maiores chances de cura.

Alguns dos primeiros sintomas que podem ser identificados num princípio de pneumonia são:

  1. Tosse persistente com catarro;
  2. Sensação ligeira de falta de ar;
  3. Febre acima de 37,8ºC;
  4. Perda de apetite;
  5. Cansaço excessivo e mal-estar geral sem razão aparente.

Uma vez que estes sintomas são muito leves, podem tornar-se difíceis de identificar e, dessa forma, é muito comum que o princípio de pneumonia seja diagnosticado pelo médico quando surge uma gripe arrastada que não melhora, sendo realizada uma consulta e raio-X de tórax.

Faça nosso teste de sintomas online para saber se tem risco de estar com pneumonia.

Como confirmar o diagnóstico

O raio-x do tórax é o melhor exame para diagnosticar o princípio de pneumonia e o exame do catarro consegue identificar se a infecção é provocada por um vírus, bactéria ou fungo. Desta forma, é possível iniciar rapidamente o tratamento para pneumonia, evitando que o paciente piore.

Quem tem maior risco

A pneumonia é uma infecção do pulmão que pode surgir em qualquer pessoa, no entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco, como:

  • Ser fumante;
  • Ter uma doença pulmonar obstrutiva, como enfisema ou asma;
  • Ficar internado por muito tempo no hospital;
  • Ter uma doença autoimune, como AIDS.

Além disso, idosos e crianças também apresentam um risco superior de ter qualquer tipo de infecção, incluindo uma pneumonia, já que seu sistema imune está mais enfraquecido ou menos desenvolvido, permitindo a multiplicação de micro-organismos que afetam o funcionamento do pulmão.

Confira 10 dicas para se proteger da pneumonia e reduzir o risco.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o princípio de pneumonia deve ser orientado por um clínico geral, pediatra ou um pneumologista e, normalmente, dura cerca de 7 a 14 dias. Porém, nos casos em que a pneumonia piora, o paciente é idoso ou em crianças, pode ser recomendado internamento hospitalar.

Durante o tratamento, alguns cuidados recomendados pelo médico podem incluir repouso, ingestão de muitos líquidos e fazer uma alimentação rica em vitamina C, frutas e legumes para fortalecer o sistema imune.

Entenda melhor como é feito o tratamento em caso de pneumonia.

 

Tuasaude

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com