Artigo
Como fazer uma festa gastando pouco: 5 dicas
Compartilhe:
Presentes, decorações, ceias, estrutura para receber visitas em casa e tantos outros detalhes que devem ser pensados e que acabam influenciando no seu bolso. Realmente, as festas de final do ano exigem mais do que apenas dedicação, mas também um orçamento maior do que o habitual.
Mas, tirando os gastos, que são maiores, uma coisa é certa: o final do ano é uma época mágica e que traz muita alegria. Contudo não há alegria que compense as dívidas pós-feriado ou problemas financeiros para tocar a vida no início do ano!
Para ajudar a aproveitar as festas sem abalar seu planejamento financeiro, elaboramos esse artigo com cinco dicas de ouro para evitar dores de cabeça com dívidas e contas afins. Acompanhe!
Como fazer uma festa gastando pouco?
Confirmar número de pessoas
Um planejamento é crucial em todas as áreas da sua vida, e quando o assunto se trata de dinheiro, não poderia ser diferente. Vamos supor que você esteja oferecendo a ceia da festa para os seus familiares, você precisa saber o número mais exato possível de pessoas que estarão presentes.
Mas porquê? A questão aqui é evitar compras desnecessárias e que poderiam sobrar ou até mesmo se perder por não terem sido consumidas. Sabendo exatamente o número de pessoas que vão estar presentes você compra apenas o que é suficiente para todos e o melhor de tudo, evita desperdícios e economizar.
Limitar presentes e produtos afins
Sim, é festa, mas isso não significa que você precisa sair presenteando todo mundo. “Ah, mas tal pessoa vai ficar ofendida se eu não der um presente ou até mesmo pode parecer que eu não me importo com ela.” Nada disso, desencane!
Boa parte das pessoas entendem, sem sombra de dúvidas, entendem essa situação, afinal ninguém está nadando em dinheiro e consideração e apreço não se demonstram necessariamente por meio de presentes.
Portanto, sinta-se totalmente confortável para presentear apenas pessoas mais próximas e que você se sinta motivado a fazê-lo. Uma dica para não ter que comprar um presente e ao mesmo tempo não deixar a data passar em branco é comprar um cartão de festa e escrever uma mensagem personalizada e de coração para aqueles que você preza.
Evitar compras em excesso
Nada que esteja em exagero é saudável. Portanto, não se empolgue com promoções e estímulos agressivos do marketing nessa época do ano. Aqui voltamos novamente ao planejamento. Compre aquilo que está dentro do seu orçamento e que realmente façam algum sentido para sua vida ou para aqueles que você ama.
Antes de sair para suas compras de final do ano faça uma lista de presentes, compras de supermercado ou decoração, por exemplo, que você planeja comprar. E o mais importante, tente ao máximo segui-la à risca. Afinal, essa lista foi feita levando em conta o tanto de dinheiro que você tem disponível para essa época do ano, não é mesmo?
Use a criatividade e tutoriais de faça você mesmo
Não tem necessidade de comprar tudo pronto, existem diversas coisas que podem ser criadas por você mesmo e que ajudam a poupar o seu bolso. Portanto, quando for pensar na sua decoração, presentes e pratos que você irá servir na sua ceia, por exemplo, considere colocar a mão na massa e criar suas próprias produções.
E falando em presentes, é muito significativo quando você demonstra que você dedicou tempo e amor pensando em quem irá ser presenteado ao criar algo totalmente personalizado e cheio de significado afetivo.
Planejar os gastos previamente
Seu dinheiro nunca será suficiente se você não planejar os seus gastos. Pessoalmente, mantenho sempre separado um orçamento com o dinheiro que tenho disponível para as festas de final do ano. Isso me ajuda muito a separar o dinheiro que eu tenho para os gastos habituais, daquele que será direcionado para uma viagem ou festa, por exemplo.
Uma ótima dica é trabalhar com planilhas de gastos! Elas ajudam você a ter uma visão geral das duas receitas e despesas, assim como entender o que pode ser cortado do seu orçamento para economizar das coisas que são realmente necessárias.
Crédito para sua festa
Apesar de todas as dicas e por mais que você queira e precise economizar, acha que o seu orçamento não vai ser suficiente para passar um final do ano tranquilo? Não se preocupe! Uma ótima alternativa hoje é contratar um empréstimo com garantia. Isso porque suas vantagens são únicas ao consumidor e trazem muita facilidade.