Conectado por

Saúde

Como engravidar de gêmeos


Compartilhe:

Publicado por

em

Os gêmeos acontecem na mesma família devido a predisposição genética mas existem alguns fatores externos que podem contribuir para uma gravidez gemelar, como tomar um remédio que estimula a ovulação ou através da fertilização in-vitro.

Quando o homem tem um irmão gêmeo, isso não significa que sua esposa terá gêmeos, porque o fator genético é totalmente dependente da mulher. 

Probabilidade de engravidar de gêmeos

Nem toda mulher consegue engravidar de gêmeos naturalmente, porque o principal fator para que isso aconteça é que ela seja gêmea de outro irmão ou irmã. Nesse caso, a mulher irá amadurecer 2 óvulos de uma só vez, e terá filhos gêmeos, mas não idênticos.

As chances de ter gêmeos idênticos são iguais para todas as mulheres, porque nesse caso, inicialmente havia apenas um óvulo que foi fecundado por um espermatozóide, mas nas primeiras horas de concepção, ele se dividiu em 2, dando origem a dois bebês idênticos, não sendo influenciado pela genética, ocorrendo por acaso.

Remédios para engravidar de gêmeos

Os remédios, como o Clomifeno, não são receitados somente para o mulher engravidar de gêmeos. Esse tipo de medicamento é receitado para estimular a ovulação, durante um tratamento de fertilidade, que dura muitos meses, e que deve ser sempre direcionado por médicos especialistas em reprodução humana. 

Dicas para engravidar de gêmeos 

Existem algumas dicas que podem ajudar a aumentar as chances de ter dois bebês gêmeos, mas diferentes de uma só vez, como por exemplo:

  • Engravidar antes dos 35 anos de idade, entre os 18 e os 30 anos os óvulos estão mais saudáveis, havendo melhores condições de manter uma gestação saudável até o fim;
  • Engravidar perto da menopausa, entre os 40 e 50 anos, porque nessa fase o aumento de estrogênio pode fazer o corpo liberar mais de um óvulo ao mesmo tempo;
  • Fazer tratamento para engravidar, com medicamentos ou fertilização in vitro;
  • Tentar engravidar assim que deixar de tomar o anticoncepcional, porque nos 3 primeiros ciclos o corpo ainda está se ajustando e há mais chances de liberar mais de um óvulo;
  • Comer mais inhame e batata doce, porque isso ajuda a mulher a ovular mais e melhor.

Fatos não comprovados pela ciência

Tomar ácido fólico não garante a gravidez de gêmeos, porque esse é um suplemento alimentar indicado para todas as mulheres que estão tentando engravidar ou que já estão grávidas para proteger a formação do sistema nervoso do bebê. 

Comer mais produtos lácteos como leite, iogurte, manteiga e queijo são boas fontes de cálcio, mas que não tem comprovação científica de que possa interferir na ovulação;

As posições sexuais também não interferem na capacidade de engravidar de gêmeos porque o mais importante é a mulher ter 2 óvulos ao mesmo tempo nas trompas e isso não pode ser alcançado durante o contato sexual, já que não é porque chegarem mais espermatozóides que a mulher irá engravidar de gêmeos.

Como é a gravidez de gêmeos

A gravidez de gêmeos é considerada uma gravidez de risco porque existe um maior risco de parto pré-maturo e de eclampsia, que é elevação da pressão arterial de forma perigosa. 

Por causa disso, a gestante de gêmeos deve ter alguns cuidados especiais durante a gravidez como comparecer a todas as consultas do pré-natal e ter uma alimentação equilibrada. Por vezes o obstetra indica que a mulher precisa ficar de repouso por volta das 30 semanas de gestação, para que os bebês possam crescer e ganhar peso suficiente para nascer saudável.

Diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos

Gêmeos univitelinos (iguais)

Gêmeos univitelinos (iguais)
Gêmeos bivitelinos (diferentes)

Gêmeos bivitelinos (diferentes)

Existem dois tipos de gêmeos, os iguais que são os univitelinos, e os gêmeos diferentes, que são os bivitelinos. 

Na gravidez de gêmeos univitelinos os bebês partilham a mesma informação genética, possuindo somente ligeiras diferenças um do outro, como a impressão digital, por exemplo. Neste caso, o óvulo foi fecundado por apenas um espermatozoide e o ovo formado se divide em dois, dando origem a 2 bebês iguais. 

Mas na gravidez de gêmeos bivitelinos, os bebês são diferentes, podendo ser um menino e uma menina. Neste caso, houve maturação de 2 óvulos que foram fecundados por 2 espermatozoides diferentes.

Dessa forma, os gêmeos podem ser:

  • Univitelinos: Compartilham a mesma placenta e são iguais
  • Bivitelinos: Cada um tem a sua placenta e são diferentes

Apesar de ser pouco comum, existe a possibilidade da mulher ter uma nova ovulação após alguns dias da fecundação, ficando grávida de gêmeos com dias ou semanas de diferença entre eles. Neste caso os gêmeos serão bivitelinos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com