Como economizar em tempos de pandemia – Jornal O NORTÃO
Conectado por

Economia

Como economizar em tempos de pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

Desde que chegou ao Brasil, a pandemia de Coronavírus tem preocupado os brasileiros. Além dos riscos para a saúde, a doença também está prejudicando a economia dos locais por onde passar, por exigir o isolamento social para a contenção.

De acordo com a projeção da União Europeia, os países do bloco podem encolher cerca de 7,7% do PIB em 2020. Para o Brasil, é esperado que haja uma retração de 3% e economia só retome o ritmo em que estava em 2020.

Por conta desse cenário — e das contas que já estão apertando boa parte da população — o momento é de apertar os cintos e tomar as decisões financeiras com bastante cuidado. Apesar das incertezas do futuro, existem medidas que podem ser tomadas agora para economizar neste momento. Confira!

Reveja o orçamento

Seja porque perdeu o emprego recentemente, teve o salário reduzido ou, até mesmo, para garantir um pouco de segurança é importante rever o orçamento. Observe qual é o valor da renda que você prevê para os próximos meses e quais débitos devem ser pagos primeiro.

Se possível, dê preferência para as contas com os juros mais caros, já que o atraso pode encarecê-las ainda mais. Como o cenário é atípico, alguns bancos e organizações estão aceitando negociar os pagamentos. Vale a pena verificar se isso pode ser feito no seu caso para poder se organizar melhor.

Economize energia

Ficar em casa pode gerar o aumento do consumo de energia elétrica, principalmente por aqueles que estão fazendo home office. Para diminuir esse gasto, é importante que você desligue os aparelhos quando não estão usado. Mesmo em stand-by, eles consomem energia.

Além disso, reduza o tempo no chuveiro e lave roupas apenas quando for necessário. Durante o dia, você também pode aproveitar a iluminação natural, em vez de contar com a luz das lâmpadas.

Preste atenção no mercado

Mais do que nunca, é fundamental que você tenha atenção especial aos gastos que faz no mercado. Nesse sentido, a primeira dica é consultar os folhetos e promoções para saber onde está mais barato. As ofertas do Atacadão, por exemplo, podem ser consultadas pela internet antes de sair para as compras. Além de ajudar na economia, isso também evita que você precise ir a mais de um estabelecimento e corra mais risco de contaminação.

Outra medida que vale a pena considerar nesse momento é a troca de marcas. Muitas vezes, os consumidores se apegam a um determinado produto, por conhecê-lo há mais tempo, sendo que poderiam experimentar outro da mesma qualidade e que custa menos. Talvez seja a hora de abrir a mente para pagar menos no caixa.

Ir sozinho ao supermercado é uma recomendação das organizações para evitar aglomerações, mas que também ajuda o bolso. Quando uma família faz as compras, as chances de gastar mais são maiores do que se apenas um integrante fosse sozinho. Então, faça uma lista do que realmente é necessário, coloque a máscara e compre o que se planejou comprar.

Imagem: Pixabay

Lembre-se do consumo consciente

Por se tratar de uma fase completamente diferente do que todos estão habituados, é normal ter dúvidas sobre o que fazer — sobretudo no que se refere às finanças. Para garantir segurança ao futuro, é fundamental ponderar sobre todos os gastos e promover um consumo consciente.

Mesmo que seja tentador, será que esse é o momento para comprar aquela roupa que você quer, apenas porque está em promoção? Pode ser que a oferta realmente valha a pena e caiba no seu bolso, porém, não há uma regra que vale para todos. Em vez de observar apenas o que está com preços baixos, reflita se o seu orçamento comporta essa compra agora ou se não é melhor esperar.

ASSESSORIA

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com