Featured
Como descomprimir o ouvido
Compartilhe:
A compressão no ouvido surge geralmente devido a alterações da pressão, como quando se viaja de avião ou se sobe um monte, por exemplo. Porém, pode também surgir quando o ouvido fica entupido com água ou cera, ou durante uma crise de alergia.
Caso o ouvido esteja entupido com água, depois da piscina, por exemplo, veja o passo-a-passo para tirar a água do ouvido.
Algumas dicas simples para descomprimir o ouvido podem ser:
1. Bocejar algumas vezes
Bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e descomprimindo o ouvido.
Para fazer isso, basta imitar o movimento de bocejar com a boca e olhar para o céu. É normal que durante o bocejo, se ouça um pequeno estalo dentro do ouvido, que indica que está descomprimindo. Caso isso não aconteça, deve-se repetir o processo as vezes necessárias.
2. Mascar um chiclete
Mascar um chiclete movimenta vários músculos do rosto que permitem eliminar o excesso de pressão dentros dos canais do ouvido.
Esta técnica é bastante simples e pode ser usada não apenas para descomprimir o ouvido, mas também para evitar que o ouvido fique comprimido durante uma viagem de avisão, por exemplo.
3. Beber água
Beber água é outra das formas de movimentar os músculos do rosto e equilibrar a pressão dentro dos ouvidos.
Para isso, deve-se colocar água na boca, segurar o nariz e depois engolir, inclinando a cabeça para trás.
4. Segurar o ar
Outra forma de abrir os canais do ouvido e equilibrar a pressão que causa a compressão é inspirar profundamente, tapar o nariz com a mão e tentar soltar o ar pelo nariz, ao mesmo tempo em que segura o nariz.
Como descomprimir o ouvido com cera
Para descomprimir o ouvido que tem cera deve deixar-se a água correr para dentro e fora do ouvido durante o banho e de seguida limpar com a toalha. Porém, não devem ser utilizados cotonetes, pois podem empurrar a cera mais para dentro do ouvido, aumentando o risco de infecções.
Quando este procedimento é realizado 3 vezes e mesmo assim o ouvido continuar entupido deve consultar-se o médico otorrinolaringologista, pois pode ser necessário fazer uma limpeza profissional.