ALE/RO
Comissão de Agropecuária e Política Rural recebe representante do CREA
Compartilhe:
A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) esteve reunido na manhã desta quarta-feira (8), no plenarinho 2 e discutiu alguns temas ligados ao setor produtivo. O presidente Cirone Deiró (Podemos), conduziu os trabalhos, junto com os deputados Lazinho da Fetagro (PT) e Adelino Follador (DEM).
A Comissão recebeu o Coordenador da Câmara de Engenharia, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Tiago Castro, que defendeu a criação de uma Frente Parlamentar da Engenharia, permitindo que todos os projetos que alcancem a atuação da engenharia, fossem debatidos de forma técnica, com o CREA. O representante do Conselho disse que o desafio de Rondônia é a industrialização, com a engenharia exercendo papel decisivo nesse processo.
“Não somos um órgão punitivo, como se pensa. Mas, precisamos cumprir as leis e proteger a sociedade, assegurando que profissionais técnicos possam exercer suas atividades, especificamente no poder público”, observou.
Segundo ele, não é fácil a atuação do Conselho no meio rural, que necessita de apoio técnico para se desenvolver. “A produção agropecuária poderia ter um impulso bem maior, com projetos bem elaborados e que aumentassem a produtividade e a qualidade dos produtos primários. Um projeto de irrigação no café ou na pastagem do gado leiteiro, por exemplo, é importante”, observou.
Cirone sugeriu que o CREA pudesse criar uma cartilha, destinada aos produtores rurais, com as orientações básicas para cada atividade. “Muitos agricultores não conhecem as exigências, as normas que precisam ser seguidas em cada tipo de ação que deseja fazer em sua propriedade. Uma cartilha seria uma boa ferramenta de orientação”, destacou.
Adelino defendeu que haja bom senso por parte do CREA, quando das fiscalização e autuações no meio rural, pelas dificuldades que o homem do campo já enfrenta no dia a dia. “Não pode agir sem bom senso, sem levar em conta as peculiaridades da atividade rural, que é muito complexa e difícil”, acrescentou.
Parecer
O projeto de lei ordinário 26/19, de autoria do Executivo, foi relatado pelo deputado Lazinho, que emitiu parecer favorável. A matéria já havia passado pela Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) e autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar por superávit financeiro, até o montante de R$ 7.547.700,00, em favor do Fundo Estadual de Defesa Sanitária Animal (Fesa).
A Comissão também recebeu uma carta circular da equipe da Emater de Vilhena, que pede o fortalecimento do escritório local e mais investimentos para a autarquia.
Texto: Eranildo Costa Luna
Fotos: Ronaldo Affonso