Política
Comissão aprova Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics
Compartilhe:
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou a criação no Senado da Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O PRS 11/2023, do senador Irajá (PSD-TO), segue agora para a Comissão Diretora do Senado.
O relatório pela aprovação de criação da frente foi feito pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) e apresentado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). De acordo com o texto, o bloco, criado em 2001, entrou numa nova fase de consolidação a partir de 2015, com a criação do Banco do Brics (NBD) e do Arranjo Contingente de Reserva (ACR), mecanismo que visa ajudar integrantes do bloco que possam vir a enfrentar crises no balanço de pagamentos.
— O Brics tem um potencial estrutural para se tornar um bloco bastante influente na governança global, através da atuação do NBD visando atenuar o desequilíbrio de poder que existe hoje nas instituições multilaterais, favorecendo a consolidação de um sistema verdadeiramente multipolar — apontou Mourão.
Na justificativa para a criação da Frente, Irajá destaca relatório do Itamaraty apontando que o Brics corresponde a cerca de 23% do PIB global. Além disso, Rússia, China e Índia são potências nucleares. “O PIB total dos países do Brics supera hoje o dos EUA e da União Europeia”, acrescenta Irajá.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado