AL/MT
Comando da Assembleia deve ficar neutro na disputa entre Janaina Riva e Beto pela primeira secretaria
Compartilhe:
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), confirmou que os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Beto Dois a Um (União) estão disputando o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Botelho é pré-candidato à prefeitura de Cuiabá. A declaração foi dada nesta terça-feira, pelo presidente da Casa, que ainda esclareceu que não irá interferir na disputa entre os colegas.
“Tem uma disputa entre Janaina e Beto, e eu já comuniquei aos dois que eu estou fora dessa briga. Quem tiver o maior número possível de votos vence”, declarou Botelho, ressaltando que está impedido pela legislação de disputar o cargo.
Janaina tem buscado apoio dos colegas para conquistar a primeira-secretaria desde a última eleição para a Mesa Diretora. Entretanto, Beto Dois a Um surge como um novo nome, com a preferência do Palácio Paiaguás.
Botelho também revelou que conversou com o deputado Max Russi (PSB), que tem consenso entre os parlamentares para ser o próximo presidente da ALMT, pedindo para que ele também não interfira na disputa pela primeira-secretaria. “Chamei o deputado Max e disse: ‘Vamos ficar fora’. Quem tiver 12 votos favoráveis ganha a disputa. Nós iremos ficar fora disso”, afirmou Botelho.
A primeira-secretaria é responsável pela administração do orçamento do Poder Legislativo, que tem um duodécimo projetado para este ano em R$ 807 milhões. Nos próximos anos, o valor encaminhado pelo Executivo pode ser ainda maior.
A eleição está marcada para setembro e o voto será secreto. Historicamente, apenas uma chapa completa é apresentada para votação, onde os parlamentares decidem se aprovam ou não a composição.
O DOCUMENTO