Rondônia
Comandante da PMRO garante empenho do governador na efetivação dos novos policiais militares
Compartilhe:
Trezentos e noventa e nove alunos concluíram o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e participaram da formatura de conclusão do curso realizada na manhã de quinta-feira, 22, no ginásio Claudio Coutinho. O curso teve início em 10 de dezembro de 2018, homenageando o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, que chegou a Porto Velho no final da década de 70 com a missão de transformar o então Território Federal em Estado e, posteriormente, se tornou o primeiro governador de Rondônia.
Ao falar da formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSD-2018/2019,), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, definiu como um dia especial para a Corporação e enalteceu a luta de cada um durante a formação que visa resultados positivos para a segurança pública e para a população. O comandante destacou que o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, está empenhado visando a efetivação dos novos policiais militares formados no CFSD.
“É preciso que seja destacada a dedicação exclusiva integral de cada um que concluiu o CFSD e que hoje todos estão assumindo o compromisso de proteger a sociedade. Parabéns a todos por essa conquista que com certeza trará grandes alegrias para polícia Militar do Estado de Rondônia. Nosso governador está trabalhando para que boas notícias sejam no futuro dadas a todos vocês. A equipe econômica do Estado tem se reunido por esses dias em busca da solução. O governador está empenhado para o melhor para a sociedade e pelo melhor para Polícia Militar do Estado de Rondônia”, disse o comandante.
Para a realização do CFSD, a turma foi dividida em três Companhias, com quatro pelotões em cada, sendo 12 pelotões no total. Cada pelotão recebeu o nome de um ex-comandante geral da PMRO como forma de homenagear o período em que cada um esteve à frente do comando da Corporação.
A ideia de nomear os pelotões com os nomes dos respectivos ex-comandantes surgiu da necessidade de valorizar e resgatar a própria história da instituição, levando em consideração a ordem exata dos 12 primeiros a receberem esta honra e grande responsabilidade, conforme a criação de Rondônia, que deixou de ser um Território Federal e passou a ser um Estado da República Federativa do Brasil, devidamente reconhecido pelo governo federal.
O curso foi o primeiro a ser realizado integralmente no atual Centro de Ensino da PMRO, em Porto Velho. O curso iniciou com 425 alunos matriculados, mas 399 concluíram as atividades.
Durante o período do curso, os alunos passaram por várias etapas do treinamento militar: instruções teóricas e práticas de abordagem, armamento, tiro defensivo, entre outras matérias essenciais ao bom desenvolvimento da profissão, até se chegar ao teste de aptidão física (TAF), que alcançou o excelente resultado de 100% de aprovação, demonstrando o comprometimento de cada um em superar todos os obstáculos nesta fase de formação.
Foram homenageados os três primeiros colocados na pontuação geral do curso, ficando o aluno soldado Lacerda em primeiro lugar, com a média de 97,82, seguido pelos alunos Sávio e Peroni, com 97,74 e 97,55, respectivamente.
Também durante o curso, todos cumpriram missões importantes, como o estágio operacional no carnaval; policiamento das unidades prisionais durante o período de intervenção militar de 60 dias; bem como operações de policiamento ostensivo a pe? e radiopatrulhamento.
Também estiveram presentes à formatura do Curso de Formação de Soldados o subcomandante-geral da PM, coronel PM Rildo José Flores, o adjunto da Sesdec, delegado Hélio Gomes, o chefe do Estado Maior da PM, coronel Alexandre Almeida, dentre outras autoridades civis e militares.