Acre
Com mais de 3 mil presos imunizados, sistema prisional aguarda liberação da 4ª dose da vacina contra a Covid em Rio Branco
Compartilhe:
Com aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 em 3.041 reeducandos, o sistema prisional de Rio Branco aguarda a liberação da 4ª dose para completar o ciclo do esquema vacinal. Os dados são da Divisão de Saúde Prisional, que informou ao g1 que só não tomou a vacina aqueles reeducandos que não quiseram.
“Só não tomou aquele preso que não quis. Então, em todas as unidades, as vacinas foram disponibilizadas. Estamos no aguardo do início da 4ª dose, que no momento está na faixa etária de 30 anos para cima”, disse a chefe da divisão, Ingrid Suárez.
Ela explica que a faixa etária predominante no sistema são jovens com idade entre 18 e 24 anos. Atualmente, o Acre vacina pessoas com a 4ª dose a partir dos 30 anos e por isso a espera para liberar para a população carcerária.
Ingrid explica ainda que agora espera a liberação do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), que é quem apoia a imunização na capital, para iniciar a aplicação da 4ª dose. Além disso, ela afirma que há uma rotatividade muito grande em relação aos presos e que muitas vezes eles chegam sem ter tomado nenhuma dose ou até mesmo saem sem concluir o esquema vacinal.
“É uma rotatividade muito grande de presos nas nossas unidades, todos os dias entram pessoas e que não tomaram nem a primeira dose aqui fora, então, o esquema precisa ser iniciado. Muitas pessoas também deixam o sistema prisional com uma dose, às vezes duas, e saem antes de completar o esquema, então, esse número de doses aplicadas é muito rotativo por conta desse entra e sai de presos”, conclui.
Em junho foi liberada a vacina contra a gripe para os presos e, de acordo com Ingrid, também encerrou com a população imunizada e apenas o que rejeitaram a dose do imunizante não tomaram a dose única.
G1