Meio Ambiente
Com ‘início do verão’, Inmet prevê chuvas contínuas até abril de 2020 em RO
Compartilhe:
As chuvas mais contínuas – aquelas que demoram a cessar e se estendem por boa parte do dia – devem predominar em Rondônia até pelo menos abril de 2020. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto começou o verão neste domingo (22) no Brasil, Rondônia está no período conhecido por “inverno amazônico” até fevereiro.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, as pancadas mais volumosas devem vir acompanhadas de temperaturas mais altas no estado, o que é típico do período na região.
“É o normal para esta região. Há a possibilidade de ter a chegada de alguma massa de ar fria, mas são eventos passageiros. As temperaturas são mais altas e as chuvas podem ocorrer principalmente entre a tarde e a noite”, explicou.
Natal chuvoso
Conforme Heráclio, o Natal em Rondônia também deve ser marcado por chuva. “São chuvas constantes. A previsão é de que o Natal seja chuvoso em Rondônia”, disse.
No último sábado (21), por exemplo, o instituto emitiu um alerta de atenção para chuvas intensas a toda região. O órgão prevê pancadas de 20 a 50 milímetros até o início da tarde deste domingo.
Apesar disso, o Inmet aponta que há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. O aviso pode ser renovado caso o quadro meteorológico não mude.
Inmet disparou alerta amarelo para Rondônia no último sábado (21). — Foto: Reprodução/Inmet
Na capital Porto Velho, o instituto acredita que a média acumulada de chuvas em dezembro pode chegar a 332,5 milímetros.
Já para os próximos quatro meses, a previsão é de que chova 1161,1 milímetros. A queda no volume de chuvas deve ter reflexo a partir de maio, que deve chover apenas 118 milímetros. Nos outros meses, o acúmulo pode ficar abaixo de 100.
Previsão do tempo
Segundo o Inmet, as temperaturas em Rondônia devem chegar a 33ºC neste domingo. O dia deve permanecer “nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”. A umidade relativa do ar pode oscilar entre a mínima de 50% e a máxima de 95%.
Na próxima segunda-feira (23), a mínima deve ficar em 20ºC e a máxima pode chegar a 32ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre a mínima de 60% e a máxima de 95%.
Já na terça-feira (24) e na quarta de Natal (25), as temperaturas no estado devem oscilar entre 20ºC e 32ºC. A umidade relativa do ar ficará entre a mínima de 55% e a máxima de 95%.
Em Porto Velho, os termômetros neste domingo devem alcançar a máxima de 32ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 60% e 95%. Na segunda-feira (23), a temperatura não deve chegar a 30ºC. A previsão do Inmet é de que a mínima fique em 26ºC e a máxima em 29ºC. A umidade relativa do ar não deve ficar em menos de 80%.
Na terça e na quarta de Natal, as temperaturas devem ter um leve aumento, mas os dias poderão permanecer nublados. A mínima pode ficar em até 24ºC e a máxima em 31ºC.
G1