Conectado por

Saúde

Com gripe, é melhor treinar ou descansar?


Compartilhe:

Publicado por

em

Você está totalmente comprometido com suas atividades físicas, cumpre os treinos rigorosamente e não deixa de treinar um dia sequer. Mas, então, você acorda com sintomas que entregam que a gripe chegou. 

É verdade que os exercícios reforçam a imunidade e previnem gripe e resfriado. Mas, se a doença já pegou você, nem sempre a melhor coisa é malhar. Veja o que defendem os especialistas da Northern Illinois University, uma das principais instituições americanas de medicina esportiva.

A resposta se resume a quais são seus sintomas e como você realmente se sente. “Se os seus sintomas são nariz escorrendo, olhos lacrimejantes ou fungadas – e você não tem febre, é seguro para continuar com a rotina fitness, diz Brian Babka, médico especialista em medicina esportiva da universidade norte-americana. 

Assim, o especialista indica observar o que é chamado de regra do pescoço. Se todos os sintomas ocorrem no seu pescoço ou acima dele (com exceção da febre), é permitido se exercitar. 

No entanto, como você provavelmente não está se sentindo 100% de qualquer maneira, o profissional sugere pegar leve na intensidade. Assim, prefira exercícios de baixo impacto, sem grande sobrecarga de peso ou muitas repetições seguidas. “Treinos intensos sobrecarregam o sistema imunológico. Por isso, exagerar atrapalha a cura”, aconselha. E, claro, se os sintomas piorarem enquanto estiver fazendo o exercício, pare.

Já se sentir sintomas como calafrios, congestão no peito e dores no corpo, ou se tiver febre, fique em repouso. Nesse cenário, treinar pode ser perigoso porque pode levar à desidratação e prolongar a doença. Espere que a febre desapareça por pelo menos 48 horas para retomar aos poucos as atividades. 

Por fim, procure um médico caso os sintomas de gripe continuem, e consulte um especialista para que ele possa fazer a liberação ou não para a prática de exercícios com mais precisão.

 

https://vitat.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com